Paraíba

Rogério Fialho assumirá a presidência do TRF5, destaca raízes e fala em celerida

ASCENSÃO


09/09/2015



O desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira assumirá a presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Atualmente vice-presidente, o paraibano foi eleito de forma consensual, em plenário, para substituir o também desembargador Marcelo Navarro, que teve a nomeação para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinada pela presidente Dilma Rousseff (PT), e publicada na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU).

A solenidade de posse está confirmada para o próximo dia 21, às 17h, na sede do TRF5, em Recife (PE). Rogério Fialho ficará na presidência do Tribunal até abril de 2017.

“É uma grande responsabilidade assumir a presidência do TRF da 5ª Região. Tenho o desafio de conduzir a Justiça Federal na região em época de forte contingenciamento orçamentário. Mas com criatividade, valorizando os servidores e investindo nas ferramentas da tecnologia da informação vamos tentar colaborar para que nossa prestação jurisdicional seja cada vez mais célere, mas, sobretudo eficaz”, disse o desembargador em contato com WSCOM Online.

Natural de João Pessoa, Rogério Fialho é desembargador federal do TRF, promovido em 5 de maio de 2008. E, mesmo trabalhando há vários anos na capital pernambucana, ele não esquece as suas raízes. “Nasci em João Pessoa, mas estou ligado por laços familiares e telúricos a Araruna, para onde vou praticamente em todos os finais de semana”, comentou

Mais sobre o paraibano
Rogério de Meneses Fialho Moreira é desembargador federal do TRF, promovido em 5 de maio de 2008. Atualmente exerce a função de vice-presidente. É professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 1991.

Ingressou na magistratura federal em 1993, como juiz substituto em Recife, tendo sido promovido a juiz federal titular da Vara de Petrolina-PE em 1995. Em 1996 foi removido para Campina Grande-PB, e em 2002 para a 7a Vara Federal, em João Pessoa (JEF). Exerceu, desde janeiro de 2003, até a sua promoção ao TRF, a função de Diretor do Foro da Seção Judiciária da Paraíba.

Antes da sua promoção, em várias oportunidades foi convocado para compor o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em funções de substituição ou de auxílio.

É especialista em Direito Processual Civil, pela UNB-Fundação Universidade de Brasília (curso em convênio com o Conselho da Justiça Federal) e fez o Curso de Preparação de Magistrados da Escola da Magistratura da Paraíba.

Integrou a diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil-AJUFE, por dois mandatos. Antes de ingressar na magistratura, foi advogado e assessor de Juiz no TRF-5ª Região. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //