Paraíba

RoboCup começa neste sábado e abre visitação ao público já no domingo

em JP

19/07/2014


Após competir com várias capitais do país para sediar a Copa do Mundo de Robótica, a Robocup, João Pessoa será palco de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a partir deste sábado (19) até a sexta-feira (25), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. O evento será aberto ao público neste domingo (20) até quinta-feira (24), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas entre as equipes. A empresa Marcos da Silva manterá uma linha para transportar aqueles que desejam visitar o evento com parada dentro do Centro de Convenções.

Cerca de 300 voluntários bilíngues irão trabalhar nesta edição com o intuito de atender de forma qualificada os visitantes e participantes durante o evento. Devido a importância da competição, todos os voluntários ao final do evento receberão um certificado de participação, o que vai contribuir consideravelmente com o currículo dos acadêmicos e professores. Para participar, os colaboradores tiveram até 5 de maio para se inscrever através do site do evento e preencher devidamente um formulário.

Além de proporcionar melhor acessibilidade e integração na RoboCup, os voluntários e intérpretes irão acompanhar os visitantes nos hotéis, restaurantes e principais pontos turísticos de João Pessoa, Cabedelo e Conde.

O professor de engenharia de Computação da UFPB e responsável pelo voluntariado, Alisson Brito, disse que o cadastramento deu prioridade aos participantes locais. “Tem muita gente da região que se interessou e que estuda em curso da área como computação, mas também tem muita gente do Brasil e exterior. Além disso, temos 60 intérpretes que já estão auxiliando na Robocup e no translado. Estes tiveram que realizar um teste de aptidão junto as nossas escolas de línguas. Para dar maior comodidade aos que não fizeram reservas em hotéis e pousadas estamos disponibilizando alojamentos”, concluiu o professor.

Programação – Neste sábado (19), um dia antes da abertura oficial, o acesso ao Centro de Convenções estará disponível apenas a organizadores e aos mais de 400 times inscritos. Os competidores terão que submeter os equipamentos a testes, analisar configurações e ainda realizar o credenciamento. A abertura oficial acontece neste domingo (20), às 15h. A solenidade será exclusiva para convidados e equipes nacionais e estrangeiras que estão participando do torneio.

Além do pronunciamento de autoridades e organizadores do evento, a programação de abertura deste domingo conta ainda com apresentações da cultura popular paraibana. As equipes participantes do Brasil e de todo o mundo poderão conhecer de perto a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e a performance das quadrilhas juninas. O acesso do público ao evento será liberado neste domingo até quinta-feira (24), sempre das 9h às 18h, quando acontecem as disputas entre as equipes.

Serviço – O evento neste sábado (19) e termina na sexta-feira (25) no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, localizado na PB 008. Para se deslocar até o local, os visitantes também terão à disposição transportes de empresas de receptivos e serviços de táxis. A entrada é gratuita.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.