Automobilismo

Ricciardo ignora crise da RBR e ofusca pole de Hamilton; Massa é 9º do grid

F1 2014


15/03/2014

Para uma equipe que percorreu apenas 319 voltas em 12 dias de testes da pré-temporada, o segundo lugar no grid de largada do primeiro GP do ano tem sabor de pole position. Com a torcida do Albert Park em êxtase, o feito de Daniel Ricciardo adquire proporções ainda maiores. No treino classificatório deste sábado, o australiano ignorou a crise do time austríaco, superou o companheiro de equipe Sebastian Vettel e beliscou a ponta do grid, perdendo a primeira posição para o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, apenas quando o cronômetro já estava zerado.

– Quando a chuva caiu, foi a primeira vez que pilotamos no limite em pista molhada. Foi complicado, mas ao mesmo tempo divertido. É legal conseguirmos estar na batalha pela pole. Isso foi importante para mim e também para o time – comemorou o australiano de 24 anos, que estreou na F-1 em 2011, como piloto de testes da STR.

A Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas marcou presença no Q3, mas teve que se contentar com as duas últimas posições entre os 10 pilotos mais rápidos. A equipe inglesa foi prejudicada pela forte chuva que caiu no circuito de Albert Park, e não conseguiu acompanhar o ritmo das adversárias na pista molhada. O piloto brasileiro marcou apenas o 9º melhor tempo, enquanto o companheiro finlandês largará da 15ª posição, devido à punição por causa da troca de câmbio no terceiro treino livre.

– Com o carro que a gente tem, não foi tão positivo. Temos que melhorar algumas coisas no carro para condições como a pista de hoje, onde ele estava saindo de traseira. Mas amanhã, com pista seca, poderemos fazer um bom trabalho – avaliou Massa.

Nico Rosberg e Lewis Hamilton se revezaram na liderança durante boa parte do treino classificatório, mas Ricciardo travou uma perseguição implacável à dupla da Mercedes. A jornada incansável do australiano foi recompensada pela festa calorosa da torcida da casa, que recebeu a vantagem do piloto sobre o companheiro Sebastian Vettel como uma espécie de "justiça" aos anos em que o compatriota Mark Webber permaneceu à sombra do tetracampeão.

O público não escondeu a euforia quando o prodígio alemão foi eliminado do Q2 – pela primeira vez desde o GP da China de 2012.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //