Paraíba

Ricardo lança linha de crédito específica para jovens empreendedores de 18 a 29

Juventudes


28/10/2015

Os jovens na faixa etária de 18 a 29 anos de idade agora terão uma linha de crédito específica, de até R$ 15 mil, para investir em empreendimentos idealizados ou gerenciados por eles. Esta é a ideia do Empreender Juventudes, programa lançado nesta quarta-feira (28), pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). O ato ocorreu durante a abertura da 3ª Conferência Estadual da Juventude, ocorrida na Escola Técnica Estadual, em Mangabeira.

“O que nós fazemos aqui é democratizar a gestão. Fazer com que os setores possam estar próximos cada vez mais e agregar políticas públicas. É o caso da juventude. Hoje nós estamos criando o Empreender Jovem para poder fornecer crédito àquelas pessoas com uma determinada idade, até 29 anos, que tenha capacidade e condição de colocar o seu próprio empreendimento”, afirmou Ricardo Coutinho.

Segundo Tibério Limeira, que também é gestor do Empreender Paraíba, a linha de crédito voltada aos jovens empreendedores terá algumas especificidades. “É até R$ 15 mil, semelhante aos valores já aplicados. Mas, a taxa de juros é diferenciada, de 0,55% ao mês, com carência de seis meses e parcelas para pagamento”, disse.

Ainda de acordo com Tibério Limeira, não há um limite total para a linha Empreender Juventudes. Apenas foram estipulados os financiamentos individuais. Ou seja, semelhante às demais linhas, os recursos são liberados de acordo com as demandas do Empreender. Para isso, basta que o interessado preencha os requisitos exigidos pelo programa.

Dois dias de Conferência
Depois da abertura oficial do evento e lançamento da nova linha de crédito, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno da 3ª Conferência Estadual da Juventude, na manhã desta quarta-feira.

Na parte da tarde, está prevista ainda a formação de 11 grupos de trabalhos (GTs). Cada um deles vai focar em um eixo de direito previsto no segundo capítulo do Estatuto da Juventude. A expectativa é que neste primeiro dia os trabalhos sejam encerrados por volta das 21h.

A manhã desta quinta-feira (29), que é o segundo e último dia do evento, será reservada aos debates. Um deles é sobre o Conselho Estadual da Juventude, que já foi implantado e passará por uma avaliação. O outro é a respeito do Plano Estadual de Juventude. À tarde, será realizada a plenária final, quando haverá o debate e aprovação das propostas apresentadas por cada um dos grupos de trabalho. Em seguida, ocorrerá a eleição para escolha dos 23 delegados que irão à Brasília representar a Paraíba na 3ª Conferência Nacional da Juventude, em 16 a 19 de dezembro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //