Paraíba
Ricardo entrega poço em assentamento de Pombal
Benefício
27/04/2014
O governador Ricardo Coutinho inaugurou na tarde deste sábado (26) o sistema de abastecimento singelo do Assentamento Jacu, na Zona Rural do Município de Pombal. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM), investiu R$ 18 mil para a instalação do poço coletivo, que atende a 32 famílias assentadas que estão tendo acesso à água tratada. O poço possui 48 m² e uma vazão de 700 litros de água por minuto que se adequam a pequenas comunidades como a de Jacu.
Ricardo Coutinho disse que, seja pelo Cooperar ou pela CDRM, o Estado vem construindo centenas de poços em pequenas comunidades levando água para populações que não tinham acesso a água de qualidade. Ele lembrou que antes de ser prefeito, deputado e governador sempre andou por assentamentos, quilombolas, aldeias e comunidades ciganas e hoje se sente em casa compartilhando conquistas. “Queremos aprofundar o trabalho por comunidades e municípios que viviam esquecidos”.
O gerente de Recursos Hídricos da CDRM, Milton Mafra, explicou que esse tipo de poço com catavento e bombeamento para o acesso coletivo à água é o que mais resolve os problemas nas pequenas comunidades da zona rural. Milton informou que a CDRM já instalou 110 poços singelos em comunidades rurais da Paraíba e perfurou mais de 600 poços em praticamente todos os municípios. “Neste contexto, contamos tanto com poços com boa vazão como outros onde não se encontrou água, principalmente pela longa estiagem".
O presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Jacu, José Romão, agradeceu a chegada da água e destacou que a vida na comunidade melhorou bastante. “Hoje todos podem beber uma água saudável aqui pertinho e sem precisar andar 7 km até o rio para buscar. Onde existe água, existe vida”, resumiu Zé Romão.
O agricultor Geraldo Ferreira, assentado do Jacu, disse que água é vida e lembrou que a instalação do poço foi uma demanda do último Orçamento Democrático. “Estamos felizes em receber obras que beneficiam a população”, completou.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.