Paraíba

Ricardo destaca aumento na produção e criação de conceito no artesanato da PB

21º Salão


20/12/2014



“Das mãos floresce o crochê”. Este é o tema da 21ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que teve início na noite desta sexta-feira (19), na antiga sede do BNB, no Cabo Branco, em João Pessoa. O evento foi aberto oficialmente pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que ressaltou os avanços no escoamento da produção em todas as regiões do Estado e no conceito do artesanato paraibano.

“Vale muito a pena conferir o Salão, que tem o tema central o crochê, mas que traz inúmeros produtos que carregam a identidade e a alma de cada artesão e podem representar, neste final de ano, um presente muito mais valioso do que os presentes tradicionais”, observou.

Este ano, o Salão do Artesanato da Paraíba conta com 2.230 artesãos que expõem várias tipologias artesanais. Nesta edição, o Salão ganhou uma área para exposição das peças em crochê confeccionadas durante as capacitações com o designer têxtil Renato Imbroisi. Também há um espaço de projeção mapeada em 3D com exibição de um documentário que mostra a capacidade produtiva e histórias de crocheteiras de destaque no Estado.

O governador Ricardo Coutinho lembrou ainda que nas últimas versões do Salão, o Governo buscou qualificar o evento, que está mais bonito e com produtos de alta qualidade graças ao trabalho prévio com designers renomados que prestam consultoria aos participantes.

A primeira-dama do Estado e presidente de honra do Programa de Artesanato da Paraíba, Pâmela Bório, destacou que a partir da capacitação das crocheteiras surgiu a ideia de trazer essa tipologia tradicional e versátil para esta edição. “Esperamos que o público se encante e se reencante com produtos tradicionais e novos ao visitar esse grande espaço do artesanato paraibano, que este ano acontece em um novo local. Nossa expectativa é superar as vendas de outras edições, aproveitando que João Pessoa está cheia de turistas em dezembro e na própria evolução do artesanato”, ponderou.

O Salão de Artesanato da Paraíba acontece até o dia 25 de janeiro, das 15h às 22h, abrangendo todas as tipologias do artesanato: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço voltado à gastronomia regional. A visitação é gratuita. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //