Paraíba

Ricardo decreta situação de emergência em 170 municípios do estado devido à seca

Estiagem


15/10/2015

 O governador Ricardo Coutinho assinou decreto, disponível na edição desta quinta-feira (15)do Diário Oficial da União, que coloca 170 municípios do estado em situação de emergência devido à seca.

No decreto, consta que persiste a escassez de água nos municípios do semiárido paraibano, causando danos à subsistência e a saúde da população. Ainda é revelado que a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas da Paraíba, principalmente a agricultura e pecuária dos municípios afetados.

Segundo a publicação, a escassez pluviométrica prejudicou a recarga dos mananciais, caracterizando assim um desastre que vem exigir a ação do Poder Público Estadual.

O texto, assinado por Ricardo, decreta situação de emergência por 180 dias, e afirma a necessidade de prover a subsistência da população afetada pelo fenômeno da estiagem, sendo da alçada dos Poderes Públicos buscarem soluções para minimizar os efeitos desse fenômeno natural.

Confira a lista dos municípios afetados aqui.

Ações 

Algumas medidas recentes do Governo do Estado a fim de minimizar os efeitos da estiagem incluem entrega de 129 caixas d’água pelo programa de enfrentamento à seca; distribuição de 10 mil filtros d’água para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem; entrega de 96 caixas d’água do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, beneficiando cerca de 250 mil pessoas; entrega de unidade de dessalinização e autorização de construção de barragens subterrâneas.

Todas essas ações foram realizadas em municípios paraibanos afetados. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), 500 caixas d’água serão entregues em todo a Paraíba até o fim do ano.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //