Música

Ricardo Brito e Marinês são as atrações do projeto Sabadinho Bom

shows


23/08/2013



O virtuosismo do músico Ricardo Brito e o suingue da cantora Marinês serão os componentes principais da edição do ‘Sabadinho Bom’ neste sábado (24), a partir das 12h, na Praça Rio Branco. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope).

Bacharel em piano pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em jazz brasileiro, Ricardo Brito apresentará um show antenado com sua formação. Da fusão do jazz tradicional com os ritmos brasileiros a exemplo do forró, samba e o chorinho, Ricardo Brito tocará piano digital, escaleta e acordeon, acompanhado dos músicos Gledson Meira (bateria), Lúcio Gadelha (contrabaixo) e Léo Meira (violão).

O que se pode esperar da apresentação de Ricardo Brito é uma série de chorinhos, forrós e até valsa. No repertório de choros constam “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim), “Vou Vivendo” (Pixinguinha) e as valsas “João e Maria” (Sivuca e Chico Buarque), “Bandolins” (Oswaldo Montenegro) e “Sobre o Céu de Paris”, valsa francesa gravada por Richard Galeano.

Em razão de sua formação e até proximidade com o forró, Ricardo Brito executará com os músicos que o acompanha “Botão Variado” (Abdias do Acordeon), “Milonga para as Ilusões” (Renato Borguetti).

Ricardo Brito é pianista efetivo do Coro Sinfônico da Paraíba. Na Orquestra de Violões da Paraíba atuou como solista e é ex-integrante do grupo Baião de Três, com o qual gravou um DVD. O músico se apresentou duas vezes no ‘Sabadinho Bom’ como convidado da cantora Ellen e do músico Ricardo Gaúcho. Em eventos públicos realizados pela Prefeitura de João Pessoa ele se apresentou no Circuito Cultural das Praças.

“É uma expectativa grande me apresentar solo no Sabadinho Bom, projeto que já participei, mas acompanhando colegas que se apresentaram. Nossa apresentação será marcada pela musicalidade brasileira e virtuosismo”, afirmou Ricardo Brito.

Suingue de Marinês – A partir das 15h, a cantora Marinês sobe ao palco do ‘Sabadinho Bom’ para apresentar clássicos do samba tradicional e contemporâneo. O repertório é composto por canções gravadas por Alcione, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Simone e Jorge Aragão.

Marinês, que recebeu o nome em homenagem a Rainha do Xaxado, alia em sua trajetória na música o amor ao forró e ao samba. Natural de Trindade (PE), Marinês está radicada na Paraíba desde 1987. Com mais de 30 anos de carreira, cantando na noite, Marinês será acompanhada pelos músicos Eder Rocha (cavaquinho), Márcio (violão), Alciney (surdo e voz), Fábio Augusto (pandeiro), João Macedo (tantan).

No repertório, canções como “Meu ébano” (Paulino Rezende), “Você me Vira a Cabeça” (Chico Roque/Paulo Sérgio Valle), “Não Deixa o Samba Morrer” (Edson Conceição/Aloísio).

O projeto – O projeto ‘Sabadinho Bom’ faz parte das ações de revitalização do Centro Histórico e da política cultural de descentralização das atividades culturais e fomento à cultura paraibana. A primeira atração prioriza o chorinho e, a partir das 15, no segundo momento, os shows são voltados para o samba de raiz.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //