Política

Revista NORDESTE destaca crescimento da produção de energia eólica na região e apresenta projeções econômicas para 2021


24/02/2021

Capa da edição 169 da Revista NORDESTE (Reprodução)

Por Redação / Portal WSCOM

A nova edição da Revista NORDESTE, de número 169, que chega esta semana às principais bancas, aborda reportagem de capa intitulada “Quando o Sol e o Vento transformam tudo em negócios”. A matéria apresenta em detalhes o crescimento das intervenções de empresas, a maioria de origem de países do exterior, em Estados nordestinos para usufruto de áreas como fontes de geração e produção de energia eólica.

Com sol e vento abundantes em quase todo o ano, a região nordestina é responsável pela geração de 80% da energia eólica no país, sendo o Rio Grande do Norte o Estado líder em produção no Brasil, com capacidade de 4.777 MW e 170 usinas instaladas.

O RN E A PANDEMIA

A nova Revista NORDESTE ainda apresenta entrevista exclusiva com a governadora Fátima Bezerra (PT), que diz como o Estado do Rio Grande do Norte está enfrentando a pandemia da Covid-19. Em conversa com o jornalista Walter Santos, a gestora prevê mais problemas com medidas restritivas e para resolver a imunização da população contra o coronavírus.

PROJEÇÃO ECONÔMICA

A Revista NORDESTE também publica nesta edição uma entrevista exclusiva com o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim, que revela os planos da instituição para 2021. “O BNB busca suprir grande parcela da lacuna referente ao crédito, especialmente por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O objetivo é contribuir para a transformação do cenário econômico regional, favorecendo a redução das desigualdades econômicas, espaciais e sociais”, frisa.

Também é destaque na nova edição projeções feitas por estudo elaborado por economistas da Ceplan Consultoria, em Recife-PE, que aponta o ano de 2021 como de transição, sem grandes efeitos positivos na economia brasileira, nem tão pouco na do Nordeste.

“O período ficará marcado por incertezas, diante da pandemia, na esperança do avanço do processo de imunização e a redução das restrições, e dependerá efetivamente de políticas públicas capitaneadas pelo Governo Federal, quais sejam manutenção de taxa básica de juros em 2%; esforço do Banco Central para manter um ambiente estável com estímulo fiscal e financeiro , além de incentivo econômico para a manutenção do nível de emprego”, diz trecho da matéria.

OUTROS DESTAQUES

A nova edição da Revista NORDESTE apresenta também apresenta outros destaques de conteúdo e relevância. Entre eles, matéria sobre a agricultura, a autossustenção e como os governos dos nove estados nordestinos implantam 1ª Câmara Temática para atender alta demanda alimentar à base familiar prospectando saúde e dividendos.

Também é destacada a abertura de comportas do eixo leste da Transposição do Rio São Francisco, em Sertânia-PE, que estava paralisado há um ano e voltou a bombear as água do Velho Chico em destino ao Estado da Paraíba.

Ainda sobre o tema, a nova edição apresenta a publicação de entrevista com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) da Paraíba, Porfirio Loureiro, que expõe detalhes das políticas em curso no Estado para receber as águas da transposição, bem como outras obras de segurança hídrica.

SOBRE A REVISTA NORDESTE

A Revista NORDESTE é um veículo de comunicação do Grupo WSCOM com 14 anos de circulação, de abrangência nacional, que trata sobre fatos políticos, econômicos e de cotidiano com foco regional. Nos próximos dias, a edição virtual será disponibilizada para leitura.

A edição digital (em PDF) já está disponível para leitura. CLIQUE AQUI para baixar.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você