Paraíba

Representantes de Tribos Indígenas da Paraíba vão a Brasília reivindicar direitos


21/04/2019



Uma delegação de tribos indígenas da Paraíba, incluindo principalmente os Potiguaras, seguirá até Brasília no início desta semana para reivindicação de direitos junto ao Governo Federal no Planalto Central. O anúncio foi feito neste sábado (20), em comemoração ao Dia do Índio (19.04), durante evento realizado na Aldeia São Francisco, na Baía da Traição, quando o Governo do Estado, representado por diversas Secretarias, entre estas, da Mulher e da Diversidade, Cultura, Saúde, e autoridades, destinou algumas ações em favor das comunidades do Vale do Mamanguape.

Durante todo o dia foi possível participar de atividades como passeio na aldeia, caminhada no mato junto às tribos, rituais e oferendas, gastronomia e a dança Toré. 

 

O Governo João Azevedo, segundo o Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Professor Damião Ramos Cavalcanti, tem orientado para dar prioridade às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas, entre outras, consideradas distantes. “É uma maneira de aproximar e valorizar a cultura, a arte, e estas sociedades que resistem e são a origem do Brasil. A Paraíba tem feito grande esforço no sentido de atender a estas comunidades que detém valor expressivo para o povo brasileiro”. 

 

O Deputado Ricardo Barbosa, líder do Governo João Azevedo na Assembleia Legislativa, usou da palavra e disse da importância das comunidades indígenas da Paraíba, que tem recebido atenção especial desde o governo Ricardo Coutinho, quando foram construídas pontes e vias de acesso àquelas aldeias, tornando a qualidade de vida melhor, e falou também da preocupação do governador João Azevedo com relação à preservação dos Índios. 

 

Outra que falou para os povos indígenas foi a Deputada Estadual Estela Bezerra, que confirmou a ida a Brasília junto com as tribos reforçando assim a comitiva que integrará o encontro.

 

O Governo do Estado anunciou uma série de ações nas áreas de economia rural sustentável, com entrega de 50 mil alevinos de quatro tipos de peixes para estimular a produção de alimentos nas aldeias, dentro do projeto Piscicultura; também a saúde e educação e obras de pavimentação no valor de R$ 1, 2 milhão. Na área de segurança, será anunciada a ampliação da ronda da patrulha indígena nas escolas estaduais, implantada no ano passado nos municípios da Baía da Traição e Rio Tinto, beneficiando 17 aldeias indígenas Potiguaras.

 

O Governo também promoverá o X Jogos Indígenas da Paraíba, de 24 a 28 de abril, nas aldeias Jacaré de Cesar e Aldeia Brejinho, no município de Marcação. Na saúde, será oferecida qualificação profissional para atendimento humanizado da população indígena no Hospital Regional de Mamanguape, assim como será anunciada a execução de ação com parteiras potiguaras, a partir dos saberes sobre partejo remanescente, visando o enfrentamento da mortalidade materna.

 

Na área de Educação, o Governo fará ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas para duas escolas estaduais que atendem a população indígena.

 

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, que representou o governador João Azevedo, disse que é importante ressaltar o protagonismo dos caciques das aldeias, coordenados pelo cacique geral Sandro, e a forte presença das índias guerreiras potiguaras, no processo de reafirmação da identidade dos povos Potiguaras e a luta contínua pelos seus direitos. “Esta ação faz parte da demanda dos indígenas e articulação entre as secretarias e instituições do governo em diversas áreas”, explica Gilberta Soares.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //