Paraíba

Repercute entrega da Medalha por Colégio presidido por desembargador paraibano

MUNDO JURÍDICO


01/06/2017



Autoridades, juristas e advogados vinculados ao Mundo do Direito Eleitoral têm comentado positivamente a ação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal quando da 1ª Cerimônia de outorga da Medalha Ministro Célio Silva realizada pelo Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira – COPEJE tendo à frente o Desembargador paraibano Telson Luis Ferreira.

Segundo dados levantados pelo WSCOM, o Presidente do COPEJE abriu a solenidade cumprimentando os presentes e falando sobre a importância da medalha: “O Colégio agradece imensamente a todos os ora agraciados pelo zelo e dedicação no exercício da magistratura eleitoral, como também, pela defesa intransigente da nossa Constituição Federal. Assim, eminentes agraciados e familiares, recebam essas singelas medalhas em significado do reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados no desejo de um país mais justo, livre e bem representado” disse o magistrado.

O Colégio é composto ainda pelo advogado paraibano Marcos Souto Maior Filho. 

Após, os ministros Gilmar Ferreira Mendes e Torquato Lorena Jardim, em seus pronunciamentos, enalteceram a figura do Ministro Célio Silva, falecido em 2016, ao falar de sua integridade e contribuição para com a Justiça Eleitoral.

Nesta primeira edição da medalha foram agraciados os seguintes juristas:

– Admar Gonzaga Neto

– Antônio Villas Boas Teixeira de Carvalho

– Arnaldo Versiani Leite Soares

– Carlos Eduardo Caputo Bastos

– Fernando Neves da Silva

– Gilmar Ferreira Mendes

– Henrique Neves da Silva

– Joelson Costa Dias

– José Eduardo Rangel de Alckmin

– José Gerardo Grossi

– José Maria de Souza Andrade

– Luciana Christina Guimarães Lóssio

– Luiz Carlos Lopes Madeira

– Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira

– Orlando Miranda de Aragão

– Pedro Augusto de Freitas Gordilho

– Roberto Ferreira Rosas

– Tarcísio Vieira de Carvalho Neto

– Torquato Lorena Jardim

– Walter José de Medeiros

– Walter Ramos da Costa Porto

A medalha

A Medalha de Alta Distinção Ministro Célio Silva é a mais alta comenda do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira – COPEJE. Foi criada em 18 de novembro de 2016, após aprovação em Assembléia Geral e regulamentada pela Resolução do COPEJE nº 01/2017.

A Ordem de Mérito de Alta Distinção do COPEJE é destinada a agraciar membros do Judiciário, em exercício ou não, que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral Brasileira, além de autoridades que contribuíram para o enaltecimento da categoria dos juristas e do direito eleitoral.

A Comenda leva o nome do Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Célio Silva, que integrou o TSE na classe dos juristas, ocupando o cargo de ministro substituto entre 1966 e 1969, posteriormente nomeado como ministro efetivo exercendo o referido cargo até 1971.

Com larga experiência, Célio Silva era formado pela Universidade de São Paulo (USP) e reconhecidamente especialista em Direito Eleitoral, tendo exercido, ainda, as funções de Sub-Procurador do Distrito Federal de 1966 até a sua aposentadoria em 1989, vindo a falecer em 27 de junho de 2016 aos 91 anos de idade. Jurista respeitado e estudioso, Ministro Célio Silva é o genitor dos Ministros Fernando Neves da Silva e Henrique Neves da Silva, ambos magistrados que honraram a classe dos Juristas com indiscutível contribuição para a Justiça Eleitoral Brasileira.

A comenda é produzida em latão nobre, utilizando a técnica da ASTM B-36 em chapa de 1/8”, mediante processo de estamparia artística, recortado no formato da logomarca oficial do COPEJE, gravada com a expressão “COPEJE”, contendo três relevos, sendo o primeiro nível polido, e o segundo e terceiro jateados, recebendo estrutura de passador, também em latão nobre com chapa de 1/16”, para aposição de fita de pescoço.

A fita de seda tem 40 mm largura e 800 mm de comprimento, guardando as cores da bandeira nacional, com duas listras nas cores verde, amarelo e azul, e, uma listra ao centro.                         



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //