Futebol

Renato recebe a 7 de Koff e promete ‘carinho’ a grupo e Grêmio ‘guerreiro’

ao Grêmio


02/07/2013



Uma celebração ao passado, mas também recheada de esperança em relação ao presente. Assim pode ser definida a apresentação de Renato Gaúcho como novo técnico do Grêmio no início da tarde desta terça-feira em Porto Alegre. Foi cheia de nostalgia, com direito a lembranças vitoriosas de 30 anos atrás, mas sem nunca se desgarrar do hoje, reforçado pelo moderno cenário da nova sala de conferências da Arena.

Ao lado do presidente Fábio Koff, o ex-jogador relembrou os tempos de conquistas passados com o atual mandatário. Recebeu, após um discurso emocionado de Koff, a lendária camisa 7 do título mundial de 1983, no qual marcou os dois gols. Mas, ao se adonar do microfone, se propôs a falar do Grêmio de agora. E prometeu carinho ao grupo e um time guerreiro em campo:

– Problemas sempre existem. Eu já troque ideias com a direção. Há probleminhas fáceis de serem resolvidos. E serão resolvidos. Mas, em vez de xingar e chamar atenção, você tem que fazer carinho no jogador. No meu grupo, essa alegria vai ser fundamental. Com alegria, o jogador produz sempre mais. Acima de tudo, com confiança. A torcida pode confiar que terá uma equipe guerreira e que vai brigar por títulos.

O discurso de motivação também tomou conta de Fábio Koff, que, antes de passar a palavra a Renato, já havia deixado claro os motivos da contratação do treinador.

– O Grêmio se impunha pela raça, pela determinação. Ninguém mais representava esse espírito, essa coragem, que tu tinhas desde menino.Hoje, vivemos tempo diferentes. Examinamos o que fizemos nesses seis meses. E estava faltando ao Grêmio o teu espírito, a tua raça, a tua determinação, a tua coragem. Tu chegas não porque te quero como apenas como amigo. Estás chegando aqui porque o Grêmio precisa de ti – elogia, olhando sempre para o novo funcionário.

Após a apresentação, Renato Gaúcho faz o primeiro treino, na mesma Arena. A atividade será aberta ao público, com entrada liberada no espaço da geral, no Setor Norte do estádio. Renato, aliás, foi todo elogios à nova casa que acabara de conhecer:

– Isso aqui é uma Bombonera, é muita pressão.

Renato volta com a companhia do auxiliar Victor Hugo Signorelli e do preparador físico Alexandre Mendes. Será a sua segunda passagem como treinador no clube que o revelou para o futebol. O último clube pelo qual passou foi, curiosamente, o Furacão em 2011, rival do próximo fim de semana. Seu contrato vai até o fim deste ano, sem multa rescisória.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //