Educação
Reitor Valdiney Gouveia ainda avalia se disputará reeleição, vê polarização ideológica fruto de divisão e faz balanço da gestão
11/03/2024
Walter Santos
por Walter Santos
O reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor doutor Valdiney Gouveia, revelou com Exclusividade ao Portal WSCOM que ainda avalia a possibilidade de ser candidato à reeleição e, se não disputar, não lançará nenhum outro nome. Ele trata as candidaturas dos professores doutores Walmir Rufino, João Euclides e Terezinha Domiciano como normais e aponta sua gestão com ações em curso. Acesse todo teor da entrevista:
WSCOM – o processo eleitoral na UFPB em 2024 está deflagrado com diversas candidaturas. Diante deste cenário, o Sr se dispõe ir disputar a reeleição ?
VALDINEY GOUVEIA – De fato, ainda estamos estudando possibilidades. Portanto, não temos uma decisão final.
WSCOM – se por Ventura não for candidato, vai lançar um nome para defender sua gestão?
VALDINEY GOUVEIA – Se não formos candidatos, não lançaremos a candidatura de algum outro nome.
WSCOM – como o Sr encara os candidatos lançados – João Euclides e Terezinha Domiciano ?
VALDINEY GOUVEIA – São candidaturas legítimas de Professores da instituição.
WSCOM – na condição de reitor da UFPB, qual a avaliação que o Sr faz dos anos de gestão e qual o legado a concluir no seu mandato?
VALDINEY GOUVEIA – Nossa avaliação é extremamente positiva. Contribuímos com todos os campi, sem distinção, realizando obras paralisadas a décadas. As reformas da Biblioteca Central, da Editora Universitária, do Almoxarifado e Patrimônio são bons exemplos. Mas também fizemos o Espaço do Servidor, estamos terminando as obras dos prédios do Cear e da Escola de Música, os Laboratórios LIMACAFAR E NEPEM, o Museu Hermano José, o Portal CI/CTDR, a Subestação 69, o prédio de pós-graduação em Areia, as Clínicas-Escolas de Odontologia, a Clínica de Psicopedagogia, as reformas e os quitamentos de Restaurantes e Residências Universitárias, a implantação de Ônibus Circular, a aberturas dia Restaurantes Universitários para toda a comunidade, o aumento do número de auxílios estudantis, mais do que dobrando os existentes, os reajustes de bolsas, o pagamento em dia de todas as bolsas, a ampliação das bolsas de extensão de 10 para 12 meses etc. este ano começaremos obras em diversos prédios, como da Pós-graduação em Educação e o Lavid, paradas há mais de um década.
WSCOM – Como o Sr encara o significado da ideologização entre Esquerda e Direita na universidade e como se sente estando como representante da força do bolsonarismo?
VALDINEY GOUVEIA – Encaro com naturalidade, reflexo de um Brasil dividido. Entretanto, como gestor, não entrei jamais nessa dicotomia, atendendo a todos com respeito e colocando a UFPB como o interesse principal. Quanto a ser representante de qualquer ideologia, represento, na condição da gestor, os interesses exclusivos da UFPB.
WSCOM – qual o futuro que o Sr projeta para si desta eleição em diante ?
VAMDINEY GOUVEIA – O meu futuro já foi traçado ao longo de 32 anos como Professor da UFPB, que muito me honra. Em suma, dedicar-me ao ensino, à pesquisa e à extensão, como tem sido minha história. No entanto, importante recordar que o cargo de Reitor não foi o primeiro assumido em gestão. Já estive como Coordenador de Pós-graduação e Chefe de Departamento. O futuro? Deus sabe todas as coisas!
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.