Paraíba

Região metropolitana de JP traça plano de vacinação; saiba a quantidade de doses por cidade

19/01/2021


Imagem ilustrativa - Coronavac

Portal WSCOM

As cidades da região metropolitana de João Pessoa já traçaram os seus planos de vacinação contra a Covid-19. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Bayeux vai receber 1.185 doses, Santa Rita 1.610 e Cabedelo 762 doses da CoronaVac. Já a capital, João Pessoa, ainda não tem um número especifico, porém, deve receber aproximadamente 20 mil doses do imunizante. O critério adotado é de proporcionalidade da população.

Em João Pessoa, o plano de vacinação da Prefeitura se baseia no planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal e tem a meta de vacinar 95% dos grupos prioritários. Este será desenvolvido em quatro etapas. Para evitar aglomeração, a SMS irá utilizar ginásios de esportes e o sistema driver thru.

Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid serão imunizados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, idosos a partir de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígenas aldeado em terras demarcadas e povos de comunidades ribeirinhas. A segunda fase são pessoas com 60 a 74 anos, na terceira quem tem comorbidades e na quarta trabalhadores de educação, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e presidiários.

Em Bayeux, as vacinas vão ser armazenadas na Policlínicas Benjamim Maranhão. Na primeira fase, o município vai seguir o protocolo do Ministério da Saúde de imunizar trabalhadores da área da saúde e idosos acima de 75 anos ou que estejam em instituições de longa permanência.

Em Santa Rita, um dos locais em que os profissionais de saúde vão receber a vacina, é o Centro Especializado em Reabilitação. O local está recebendo um reforço de treze leitos, com quatro respiradores para estabilizar pacientes com Covid-19 até regular para locais com tratamento avançado.

O secretário de saúde Luciano Carneiro disse que, com a chegada da vacina, os profissionais da saúde vão ser vacinados nos locais de trabalho e os idosos que serão contemplados na primeira etapa de vacinação vão receber equipes da saúde para imunização.

No município de Cabedelo, o secretário de saúde informou que tem mais de 2 mil profissionais da saúde, 1,9 mil idosos acima de 75 anos e em abrigos e profissionais que cuidam e lidam com esses idosos, todos a postos para serem vacinados na primeira etapa. No entanto, haverá um seleção de prioridade.

O armazenamento da vacina vai acontecer em um anexo à Secretaria de Saúde. Nas etapas seguintes, a vacinação deve acnotecer no sistema drive thru e em ginásios.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você