Educação

Reformas curriculares serão debatidas em Encontro Nacional

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12/09/2013

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, deste domingo (15) até o dia 19 deste mês, o XII Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG) no Campus de João Pessoa, com palestra de abertura na Estação Ciência. O evento terá como tema central de debate as reformas curriculares que foram implementadas nos últimos anos, e a sua realização é do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES).

 

Outros objetivos do encontro são: refletir sobre o papel das Diretrizes Curriculares Nacionais de Geografia na formação de professores e influências nas práticas de sala de aula da Escola Básica brasileira; compreender as conexões entre os fundamentos teórico-metodológicos da ciência geográfica e as práticas de ensino de Geografia; refletir sobre as contribuições das temáticas específicas da Geografia no processo de compreensão de conceitos geográficos no âmbito escolar; analisar as contribuições das pesquisas que tratam das diferentes linguagens no ensino de Geografia e o papel que elas cumprem no desenvolvimento de um pensamento espacial dos estudantes; caracterizar e analisar as principais bases teóricas e metodológicas que na atualidade contribuem com o processo de construção autônomo do conhecimento geográfico escolar; debater sobre as novas tendências no Ensino de Geografia e as suas contribuições para o desenvolvimento de um pensamento espacial.

 

Além disso, o evento também se propõe a discutir o papel de novas metodologias nas práticas escolares. Compreender o papel da Geografia escolar nas modalidades de ensino formal e não formal, evidenciando os currículos destinados a grupos sociais específicos como jovens e adultos, quilombolas e indígenas, além dos projetos de educação ambiental. Discutir o papel dessa disciplina para o debate na escola sobre a diversidade cultural, inclusão, questão de gênero, sexualidade, geração etc.

 

Programa

O programa anunciado prevê conferências, palestras, mesas-redondas e realização de trabalhos sobre vários temas, dentre os quais Proposta de Ensino Geográfico para o Século XXI; Diretrizes Curriculares para o Ensino de Geografia; Estagio supervisionado na formação do professor de Geografia; outras modalidades de ensino de Geografia: aspectos teórico-metodológicos.

 

Os trabalhos de campo do 12º ENPEG serão realizados no dia 19 de setembro. Haverá quatro possibilidades de atividades: 1) A origem da cidade e os recursos naturais: recursos existentes; 2) Augusto dos Anjos e José Lins do Rego: De sapé a Pilar; 3) Ocupação das falésias do Litoral sul: Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba; 4) Areia Vermelha e o Pôr do Sol no Jacaré: os impactos do turismo na Paraíba.

 

Apoios

Apoiam o evento as seguintes instituições: Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG; Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Instituto Federal Ciências e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

 

Entenda

Diante de um contexto histórico de redemocratização do país e de transformações internacionais significativas no modo de produção capitalista, além das pressões impostas pelo Banco Mundial, pelo BIRD e por outros órgãos internacionais gestores desse novo modo de produzir, foi implementada pelos Governos brasileiros uma série de reformas educacionais nas últimas décadas.

 

Nos anos de 1990, os compromissos brasileiros com essas instituições foram firmados e, a partir da Conferência Mundial de Educação Para Todos realizada em Jomtien, Tailândia, no ano de 1990, teve início um processo de transformações na educação brasileira que teve como consequência e efeitos uma série de ações: a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN/1996, a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN/1996 e das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN/2000, e dos processos de avaliação da educação básica e superior e dos livros didáticos, entre outras reformas.

 

Esse conjunto de normas e de legislação provocou mudanças significativas na relação entre Estado, Universidades e Escolas. Neste evento pretende-se discutir essa relação a partir de um olhar orientado pelas consequências da implantação dessas reformas, e mais especificamente, dos currículos que orientam atualmente os cursos de formação de professores de Geografia no Brasil. Parte-se do pressuposto que a implementação desses novos currículos tem sido referencial para as reformulações dos Projetos Políticos Curriculares (PPC) dos cursos superiores de Geografia e das práticas escolares.

 

Contatos pelo telefone: (83) 9372-5583; ou acesse a página: www.enpeg2013.com.br.



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