Brasil & Mundo

Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências da UFPB confirma Simpósio Internacional discutindo estudos de Habermas


17/11/2021



Confirmado: a comunidade nacional e internacional estudiosa do pensamento harbermasiano, a partir da UFPB, através da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências, aguarda com expectativa a realização do I Simpósio Internacional, via Youtube, com a participação de diversas universidades brasileiras mais a de Valência.

“Apesar do panorama pandêmico ora ainda vigente local e globalmente, o uso de tecnologias da informação e comunicação permitiu à Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências – RIEV (www.ufpb.br/riev) mobilizar estudiosos e pesquisadores da comunidade científica nacional e internacional que investigam o pensamento habermasiano, para realização do I Simpósio Internacional Jürgen Habermas (simposiojurgenhabermas.com).

Trata-se de uma ação conjunta da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, Universitat de València – Espanha e Universidade Federal de Alagoas.

O evento ocorrerá por meio do Canal Youtube da RIEV (bit.ly/CanalRIEV), no período de 23 a 26 de novembro de 2021, com o tema central: Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogo. 

Durante o evento, dois pesquisadores do pensamento de Habermas serão homenageados: o professor André Berten da Universidade Federal da Bania receberá um prêmio que levará seu nome, a ser concedido às melhores Teses e Dissertações defendidas entre 2010 e 2020 em três campos do conhecimento: Educação, Filosofia e Interdisciplinar no dia 23/11 às 18:30h; o professor Manfredo Araújo de Oliveira da Universidade Federal do Ceará   receberá uma Medalha de Honra ao Mérito pelo conjunto de sua produção científica no dia 26/11 as 18:30h.

Há a confirmação de participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. A Programação contempla Conferências, Mesas Redondas e Apresentação de Trabalhos.

Na perspectiva de contribuir, em sua área de atuação, para mitigar os desastrosos efeitos do quadro desolador da ciência nacional, a RIEV, ao coordenar o Simpósio entende ser fundamental neste contexto,  incentivar a divulgação de pesquisas, a valorização do trabalho de jovens pesquisadores e o desenvolvimento de novos estudos que venham contribuir para pensar o global e o local após o advento da pandemia. Estarão realizando conferências 34 experts no pensamento de Habermas   e a divulgação de  resultados de 24 pesquisas realizadas.

Informações disponíveis:

https://simposiojurgenhabermas.com/programacao_geral/

https://simposiojurgenhabermas.com/conferencistas-confirmados/

https://simposiojurgenhabermas.com/premio-andre-berten-de-teses-e-dissertacoes/

https://simposiojurgenhabermas.com/organizacao/



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.