Economia

Recorde: Pix tem em apenas um dia 276,7 milhões de transações


09/06/2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Portal WSCOM



O PIX, um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), obteve um recorde na última sexta-feira, 6, com 276,7 milhões de transações realizadas em apenas um dia, os dados divulgados nesta segunda-feira, 9 pelo BC, mostra que ao todo, essas operações movimentaram impressionantes R$ 135,6 bilhões.

 Esse recorde supera o anterior, quando no dia 20 de dezembro do ano passado, tinham sido registradas 252,1 milhões de transações no mesmo dia.

O Banco Central reforçou que esses números mostra um consolidação do PIX como uma ferramenta essencial para o funcionamento da economia do Brasil. Lançado em 2020, o sistema tornou-se o principal meio de trasnferencia de recursos no país, ultilizado por pessoas físicas e juridicas

O PIX automático

O PIX automático, que já foi anunciado pelo Banco Central, é uma nova forma de transferência feito por esses sistema voltado para pagamentos recorrentes, como conta de água, luz, mensalidades escolares, academias entre outros. Esse novo modelo, pode corroborar cada vez mais para novos recordes do PIX como o desta última sexta-feira.

A nova atualização estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 16, permitindo que o cliente possa agendar pagamentos, parecido com o débito automático, a diferença é que no PIX automático, não haverá a necessidade de firmar convênios individuais entre empresas e bancos, será simplificado a adesão ao serviço.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, destacou que o PIX já é utilizado pela população e deve se fortalecer ainda mais com o novo serviço.

“O PIX é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo. E acho que vai ampliar o bem-estar e a possibilidade de fazer negócios para essas pessoas, que são 80% das empresas e 90% das pessoas físicas que já utilizam o PIX”

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.