Economia
Receita do sucesso: mais de 3,7 empreendedores paraibanos apostam na área de panificação
Com mais de 3,7 mil pequenos negócios na área de panificação, a Paraíba mostra como criatividade e qualidade impulsionam o sucesso no setor.
30/06/2025

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Anna Barros
De acordo com dados do Sebrae, a Paraíba possui 3.724 pequenos negócios na área de panificação – o que inclui padarias e fabricantes de pães, massas e produtos de confeitaria para o consumidor final ou revenda. Em meio a um mercado com tantos concorrentes, a seleção de ingredientes de qualidade e a originalidade fazem parte da receita do sucesso.
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O Sebrae levantou que, ao todo, são 2.512 Microempreendedores Individuais (MEI), 1.149 Microempresas e 63 empresas de pequeno porte. E a maioria os estabeleciometnos estão nas maiores cidades do estado: João Pessoa, com 1.265 dos negócios, e Campina Grande, com 542.
Rock n’Cookies
Quando o assunto é originalidade, Karen Araújo, CEO do Rock n’ Cookies, pensou além. A empresa pessoense amarra o conceito dos fãs de rock e ídolos da música com a sua identidade na hora de vender cookies, transformando a experiência do consumidor. E, de acordo com a empreendedora, essa foi uma forma de unir uma paixão com a criação do seu próprio negócio.

“Eu sempre tive o rock como meu grande amor, mas não imaginava o quanto ele teria influência em uma questão de negócio… acabou que uniu uma coisa que eu amo muito a algo rentável. Acredito que sim, isso destaca no mercado, mas foi mais na questão questão de unir algo que eu gosto a um produto no estilo “faça o que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida” e não algo estrategicamente pensado no destaque/lucro”, explicou a empresária.
Qualidade e diversidade
Mas nem só de conceito sobrevive um negócio, ainda mais na área da panificação. De acordo com Karen, a qualidade dos produtos também é um fator crucial para o sucesso dos cookies. “Uso produtos selecionados, e de alta qualidade pois acredito que isso impacta totalmente na experiência gastronômica dos meus clientes, quero ter o melhor produto, especialmente focando nos cocholates que precisam ser nobres”, destacou.
Além disso, a empreendedora também está atenta à demanda de clientes com restrições alimentares. Segundo ela, o início dessa diversificação foi com o Mercury, um cookie de caramelo salgado & flor de sal sem lactose. “Pretendo trazer mais variedades e estudar mais sobre as restrições a fim de acolher e oferecer um bom produto a quem tem essas restrições”, pontuou.
Expansão
Com o crescimento do setor no estado, Karen acredita que o papel do Rock n’ Cookies vai além de vender, e sim de trazer conexão com os clientes e inspiração para aqueles que também desejam empreender.
“Acredito que é uma área muito bonita e diversificada, espero agregar nela de uma forma quase que nostálgica, trazendo sempre esses elementos da música e de uma sobremesa de bons momentos. Espero também inspirar as pessoas a investirem em seus negocios no sentido de lutarem pelo que acreditam. Assim como eu estou lutando para crescer ainda mais nesse ramo, e não me esforçaria tanto se não acreditasse que estou no caminho certo”, pontuou.
“Meus planos envolvem diversificar as plataformas no qual atuo… exemplo:. ir para o ifood, e conhecer essa modalidade de delivery. Mais pra frente, focar em um local físico de retirada mais personalizado com a marca, e também um ponto físico onde as pessoas podem e querem passar mais tempo com amigos e a família comendo cookies e outras coisas (que quero acrescentar no cardápio) em um lugar confortável e nostálgico, talvez com jogos, músicas, e livros e revistas”, concluiu a empreendedora, pensando nos próximos passos de seu negócio, que também está atrelado a sua vida pessoal.
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