Paraíba

RC, Famup e Bancada Federal cobram medidas que atenuem efeitos da seca

Em Brasília


26/05/2015



 

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Bancada Federal voltam a cobrar, no Ministério da Integração Nacional, medidas que atenuem efeitos da seca na Paraíba. Ricardo chega hoje (26) em Brasília para cobrar ação emergencial do Ministério e pedir urgência para os 48 municípios da Paraíba que chegaram, segundo relatório da Frente Parlamentar da Água, a um colapso total por falta de água.

Os deputados que integram a Frente Parlamentar da Água e a Bancada Federal também participarão da reunião no Ministério, em Brasília. Na oportunidade, será entregue o relatório sobre a falta de água em 48 municípios da Paraíba. Objetivo é pressionar o Governo Federal sobre a situação.

O presidente Famup, Tota Guedes, participa esta semana, em Brasília, da Marcha dos Prefeitos, evento que trata de temas pertinentes aos municípios. Guedes também irá ao Ministério pedir urgência para os municípios atingidos pela seca.

Durante encontro com o governador Ricardo Coutinho, o deputado Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar daÁgua, fez um breve relato do que a Frente colheu em três meses de trabalho, durante as audiências públicas e visitas, e entregou o documento com as sugestões e propostas para o enfretamento da crise hídrica. Jeová Campos recomendou que o governador incluísse como prioridade no Pacto Social 2015 a questão da água.

Segundo o relatório da Frente, 48 cidades vivem colapso de abastecimento, recebendo água de carros-pipa. “Os municípios vivem uma situação crítica e de emergência, colapso ou racionamento por causa da falta de água. O problema já atinge pelo menos 170 municípios da Paraíba, dos quais 48 estão absolutamente sem água. A situação em algumas cidades é de calamidade. Noutras, nem os carros-pipa estão suprindo as necessidades básicas do consumo humano”, ressaltou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //