Educação

Quase um terço dos cursos superiores do Brasil é insatisfatório

Enade


08/10/2013

 Dos 7.228 cursos avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2012, 30% estão abaixo de um critério mínimo exigido de qualidade, segundo balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (7) pelo MEC (Ministério da Educação). Estes receberam o conceito Enade entre 1 e 2.

Em 2009, este valor era de 24,9%, o que representa um aumento de 5,1% no índice em três anos de avaliação.

O número de cursos com a nota mínima 3 foi de 43,9% do total avaliado. Os cursos bem avaliados, com nota 4 e 5, somaram 24,4%, e 1,8% dos cursos não tiveram o conceito analisado.

Separando entre instituições públicas e privadas, as que obtiveram nota abaixo da média ficaram com 18% e 31,8%, respectivamente.

As instituições ganharam acesso preliminar aos dados do Enade 2012 no dia 15 de setembro, quando puderam se manifestar sobre a realização do exame e o final da prova.

Avaliações

Em 2012, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Em todo o País, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

O Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons. A avaliação é feita a cada três anos.

Em 2013, a prova será aplicada no dia 24 de novembro. Nesta edição, será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //