Futebol

Quase no topo: Santos x Flu opõe os emergentes Enderson e Cristóvão

Brasileirão


22/10/2014



Em um cenário no qual a renovação se arrasta, Enderson Moreira e Cristóvão Borges aparecem com destaque. Representantes da nova geração de treinadores do Brasil, os dois comandam grandes clubes – Santos e Fluminense, respectivamente –, mas ainda não entraram com os dois pés no primeiro escalão. Emergentes, faltam a eles títulos de expressão que reforcem o reconhecimento que têm.

Nesta quarta-feira, eles se enfrentam. Peixe e Tricolor jogam na Vila Belmiro, às 22h (de Brasília), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e a briga direta é por aproximação ao G-4. Os paulistas estão em sétimo, com 45. Os cariocas têm a mesma pontuação, mas perdem no número de vitórias (13 a 12), por isso ocupam a oitava posição.

Enderson, 43 anos, é mais jovem que Cristóvão. Mineiro, começou a carreira como preparador físico. Virou treinador de categorias de base e fez seu primeiro trabalho como profissional no Ipatinga, em 2008. Depois, Inter B. Mas foi no Goiás que ganhou a projeção nacional que nem a curta passagem pelo Fluminense na Libertadores de 2011, enquanto Abel Braga deixava os Emirados Árabes, foi capaz de dar. Bicampeão goiano e da Série B, chegou ao improvável sexto lugar no Brasileirão do ano passado. Antes de ir para a Vila nesta temporada, passou pelo Grêmio.

Cristóvão é baiano, tem 55 anos, e antes de virar treinador fez carreira como jogador. Volante, tem títulos por Bahia, Fluminense, Atlético-PR, Grêmio e seleção brasileira. Mas ainda busca uma conquista como técnico. A carreira como técnico é curta. Começou no Vasco em 2011, quando era auxiliar de Ricardo Gomes, que sofreu um AVC e se afastou. Naquele mesmo ano, o ex-auxiliar foi eleito o melhor treinador do Campeonato Brasileiro. Pegou gosto pela função dali em diante. Depois de sair de São Januário, passou pelo Bahia até chegar no Fluminense em 2014.

A partida será transmitida pela TV Globo para RJ, RS, PR, regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste (menos PE) e cidades de Araxá-MG, Juiz de Fora-MG e Chapecó-SC. Os canais Premiere, PFC HD e PFCI também passam o confronto. O GloboEsporte.com transmite o jogo em Tempo Real, com vídeos, a partir de 21h (de Brasília).

Escalações

 

Santos: Enderson ainda não sabe se poderá contar com Lucas Lima. O meia está com dores na coxa direita e deixou o treino da última terça-feira antes do fim. Se o camisa 20 não for a campo, o treinador escalará Rildo e recuará Robinho para a função de armador. No meio-campo, Alan Santos fica com a vaga de Alison, que recebeu o terceiro amarelo contra o Palmeiras. Na lateral, Cicinho retorna após cumprir suspensão. O provável Alvinegro: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alan Santos, Arouca e Robinho; Geuvânio, Gabriel e Rildo (Lucas Lima).

Fluminense: a lista de desfalques aumentou depois do jogo contra o Criciúma. O meia Cícero e o volante Diguinho, ambos com problemas musculares, continuam fora. Cristóvão também perdeu o atacante Fred e o lateral-direito Bruno por suspensão. O volante Rafinha seria o substituto de Bruno, mas também se machucou e não joga. A lateral direita virou um problema. Os volantes Valencia, Jean e Edson são as opções. A provável formação: Diego Cavalieri, Jean, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho; Valencia, Edson, Conca e Wagner; Rafael Sobis e Walter.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //