Música

Quarteto de Cordas da Paraíba apresenta programa variado

II Festival em JP


05/12/2014



Honrando a jovem música de câmara, o Quarteto de Cordas da Paraíba se apresenta no II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa na sexta (5), às 16h, na Igreja Baptista. A entrada é gratuita. O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em patrocínio com o BNDES.

O programa que o grupo apresenta neste retorno ao evento abrange estilos que vão do barroco de Haendel ao clássico de J. Haydn e virtuosismo de F. Mendelssohn. Para encerrar, executa uma peça do compositor paraibano Eli-Eri Moura.

O Quarteto é liderado pelo violinista Rodrigo Eloy, que acumula vasta experiência como camerista. Ramon Feitosa, segundo violino, e Daniel Espinoza, violista, arrancam apurada técnica e sonoridade. Leonardo Semensatto, no violoncelo, completa a formação.

Curiosidades – A “Música Aquática”, escolhida para abrir o programa, é uma coleção de três suítes encomendadas por Jorge I, rei da Grã-Bretanha e Irlanda de 1714 a 1727, para serem executadas sobre o Rio Tâmisa. Foram tocadas originalmente por cerca de 50 músicos, numa barca às proximidades da embarcação real, de onde o monarca escutava. Sua majestade teria gostando tanto que pediu aos músicos, já esgotados de cansaço, que as repetissem três vezes durante o percurso.

A peça “Transubstancial”, de Eli-Eri Moura, foi escrita para quarteto de cordas como trilha para o filme homônimo de Torquato Joel, de 2003. O compositor tem dezenas de trilhas premiadas para cinema e teatro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //