Internacional

Putin diz que não pretende extraditar Snowden

Tensão


25/06/2013



 O ex-técnico da CIA Edward Snowden está na área de transito do aeroporto Sheremetyevo em Moscou, disse, nesta terça-feira (25), o presidente russo Vladimir Putin.

De acordo com o jornal americano USA Today, Putin também afirmou que não pretende extraditar o jovem acusado de espionagem contra e traição contra o governo dos Estados Uniddos."Ele chegou como um passageiro de conexão, e como tal não precisa de visto", disse o presidente ao canal russo RT.

— Ele pode comprar uma passagem e pegar um voo a hora que quiser, como qualquer passageiro.

O Departamento de Estado dos EUA disse que diplomatas e funcionários do Departamento de Justiça estão em contato com a Rússia sobre o caso, sugerindo que há negociações para que Snowden seja repatriado para ser julgado por espionagem.

Snowden já solicitou asilo ao Equador, mas não há voos diretos de Moscou para Quito, o que o obrigaria a fazer conexão em outro país. Ele tinha reserva confirmada em um voo para Cuba na segunda-feira(23), mas não embarcou.

Jornalistas dentro do aeroporto não o viram no local nem saindo da área de trânsito, e disseram que o esquema de segurança foi abrandado nas últimas 24 horas. Hotéis da zona de trânsito dizem que ele também não se hospedou nesses lugares.

Na segunda-feira (24), os EUA criticaram Pequim e Moscou por não entregar Snowden, mas esses dois países, que têm atritos com Washington por questões como a guerra civil síria, reagiram com indignação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.