Educação

Publicado livro sobre direito à água com colaboração de pesquisadores da UEPB


25/04/2015



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) acaba de publicar, em versão impressa e eletrônica, o livro “Direito à água como política pública na América Latina: uma exploração teórica e empírica”. A obra, organizada pelos professores Léo Heller, Maria da Piedade Morais e José Estebam Castro, transporta para parte de suas páginas, a experiência de campo vivenciada por estudantes e professores dos mestrados em Desenvolvimento Regional e Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O livro traz textos de pesquisadores latino-americanos, dentre eles da UEPB. O capítulo 10 – “Elementos para uma avaliação crítica do programa brasileiro de formação e mobilização social para convivência com o semiárido – Um Milhão de Cisternas Rurais” – tem a colaboração do professor Cidoval Morais, que atua no Mestrado de Desenvolvimento Regional da Instituição. Ajudaram a escrever o capítulo os professores Uende Aparecida Figueiredo Gomes, Priscilla Cordeiro de Miranda, João Luiz Pena e Beatriz Ceballos.

A ideia dos pesquisadores de explorar o tema surgiu a partir da problematização das ações e perspectivas do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido e do trabalho da Articulação no Semiárido Brasileiro. Com base em evidências empíricas que dialogam com um referencial teórico, o estudo identificou tensões entre as concepções e as práticas do programa e apresentou uma agenda para discussão.

O texto mostra a experiência vivenciada por famílias que residem em comunidade dos semiáridos de Minas Gerais e da Paraíba, beneficiadas com o programa federal. Nos dois estados, os relatos dos entrevistados sugeriram que os processos de formação em relação à utilização das barreiras sanitárias alcançaram relativa efetividade.

Na Paraíba, os entrevistados informaram realizar o desvio das primeiras águas de cada chuva e manter o entorno da cisterna limpo, mas, em seguida, alegaram não fazer o desvio em todas as chuvas por estarem fora de casa ou por esquecimento e o quintal apresentava acúmulo de lixo e criações de animais próximo às cisternas.

Os pesquisadores concluíram que na dimensão tecnológica da utilidade do serviço, o programa cumpre seus propósitos imediatos, mas na dimensão pedagógica-cidadã há sintomas que indicam um paulatino esvaziamento. Para escrever o capítulo, os professores recorreram a várias fontes, a exemplo de duas dissertações dos mestrados em Ciência e Tecnologia Ambiental e Desenvolvimento Regional da UEPB.

O livro está disponível para download através do endereço www.uepb.edu.br/ebooks/.



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