Política

PT/PB delibera Resolução com orientação a voto contrário a Nilvan Ferreira no 2º turno, em João Pessoa

19/11/2020


Imagem ilustrativa - Executiva Estadual do PT

Por Redação / Portal WSCOM



Conforme antecipado pelo Portal WSCOM, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba esteve reunida, na noite desta quinta-feira (19), e deliberou Resolução que orienta os filiados a votar contra o candidato Nilvan Ferreira (MDB), neste segundo turno das eleições municipais, em João Pessoa.

O texto da Resolução, contudo, não orienta voto direto no candidato concorrente Cícero Lucena (Progressistas), mas cita a falta de ‘experiência política’ de Nilvan Ferreira e destaca que o emedebista representa o projeto político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nestas eleições na Capital.

“No segundo turno das eleições de 2020 em João Pessoa, a candidatura de Nilvan Ferreira, do MDB, está enraizada nesse subprojeto de direita e conservador implantado no Brasil. Um candidato sem experiência política e que se sustenta surfando na onda fascista que assola o país. João Pessoa não pode ser capturada por este subprojeto”, diz trecho conclusivo do documento deliberado pela Executiva Estadual do PT.

LEIA NA ÍNTEGRA:

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PT/PB
Resolução sobre as Eleições 2020 na Paraíba

O processo eleitoral de 2020 foi atípico. O país vive umas das piores crises sanitárias e de saúde pública de sua história e o governo de Jair Bolsonaro não apresenta uma politica clara e concreta de enfrentamento a esse momento de crise. Por outro lado, o governo se sustenta única e exclusivamente graças a um auxilio emergencial que ele não queria implementar e que foi forçado a aceitar e aprovar em decorrência da ação da Oposição no Congresso Nacional.

Desta forma, a abstenção nas eleições de 15 de novembro foi a maior dos últimos 20 anos no Brasil. As pessoas, com razão, se sentem inseguras para sair de casa.

Compreendemos ser importante e fundamental para o PT avaliar o processo eleitoral de 2020, analisar a mensagem que emergiu das urnas e preparar o partido para as eleições de 2022, quando procuraremos eleger um Presidente da República e governadores do campo democrático-popular, bem como ampliar as nossas bancadas parlamentares na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Neste sentido, convocamos o Diretório Estadual do PT da Paraíba para o próximo dia 05 de dezembro quando, juntos, avaliaremos pormenorizadamente o pleito eleitoral e estabeleceremos rumos e uma unidade politica para o futuro.

Sobre o segundo turno da eleição em João Pessoa, esta Executiva Estadual avalia como fundamental expressar a sua opinião e orientar nossa base filiada e militante em virtude do caráter fundamental que ela tem para a capital e seus reflexos no quadro político-eleitoral de todo o Estado.

Assim, considerando que:

a) O Governo Bolsonaro e seus apoiadores representam o que existe de mais retrógrado, atrasado e conservador na política brasileira nos últimos tempos no Brasil. Um governo de extrema-direita, forjado no ódio e na perseguição às minorias, no desprezo às classes trabalhadoras e ao povo pobre. Um governo intolerante, inepto e sem um projeto mínimo para o país;

b) No segundo turno das eleições de 2020 em João Pessoa, a candidatura de Nilvan Ferreira, do MDB, está enraizada nesse subprojeto de direita e conservador implantado no Brasil. Um candidato sem experiência politica e que se sustenta surfando na onda fascista que assola o país. João Pessoa não pode ser capturada por este subprojeto;

c) Como radialista e apresentador de programa de televisão, Nilvan Ferreira sempre fez questão de atacar a pauta dos Direitos Humanos, de desrespeitar as minorias e os movimentos sociais, de desprezar a democracia e defender o arbítrio. Ademais, como candidato a Prefeito, vem defendendo abertamente a militarização da gestão pública e das escolas municipais, os interesses dos grandes empresários do transporte publico em detrimento dos usuários, entre uma infinidade de outras propostas vazias e excludentes.

Por isso, orientamos a nossa base social e militante a votar contra Nilvan Ferreira nas eleições do segundo turno em João Pessoa, pois nossa capital e seu povo não merecem o avanço do fascismo e do conservadorismo em seu meio.

Ressaltamos, por fim, que seja qual for o resultado das eleições em João Pessoa, o PT e seu Vereador farão parte da oposição ao próximo Governo Municipal.

João Pessoa, 19/11/2020.
Executiva Estadual do PT/PB


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.