Política

PT espera reciprocidade e quer vaga de senador para fechar aliança com o PMDB

Coluna do WS


11/04/2014



{arquivo}A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba estará reunida, neste sábado (12), para deliberar vários assuntos relativos às próximas eleições. Mas, o principal tema das discussões será certamente a composição da legenda com o PMDB, que tem o pré-candidato ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rego (PMDB).

Em coluna publicada nesta sexta-feira (11), o jornalista, multimídia e diretor executivo do Grupo WSCOM, Walter Santos, adianta que para fechar o acordo, a Executiva Estadual do PT espera a reciprocidade do PMDB, quanto ao apoio à reeleição do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, em 2016.

Ainda segundo Walter Santos, outro ponto fundamental para o fechamento da aliança será a abertura de espaços na chapa majoritária, principalmente, na única vaga destinada ao Senado Federal.

Confira abaixo a coluna de Walter Santos na íntegra:

PT espera reciprocidade do PMDB

A reunião deste sábado tem valor emblemático para a pré-candidatura de Veneziano Vital ao Governo do Estado com o apoio do Partido dos Trabalhadores, mas o desfecho desse encontro ainda está a exigir compromisso público do PMDB com o futuro do PT a partir de João Pessoa, ou seja, assegurando a aliança recíproca desde já.

O PT e o prefeito Luciano Cartaxo têm clareza na importância no envolvimento petista na eleição de Vené, entretanto, professa o entendimento de que os acordos precisam de reciprocidade e a reeleição do prefeito da Capital é um desses valores, que o PMDB de forma geral precisa empregar e assumir publicamente, algo ainda não realizado até a presente data.

Tem mais: acompanhando o movimento do PSDB que está negociando as candidaturas de Ruy Carneiro e até Pedro Cunha Lima visando assegurar bases eleitorais a partidos estrategicamente, setores influentes do PT consideram importante que o candidato Veneziano assuma ainda, em nome do projeto maior, a possibilidade de ter a candidatura da deputada federal Nilda Gondim em processo de entendimentos para poder abrir espaços e trazer outros apoios partidários garantindo algumas eleições na Proporcional sabendo que a legenda do PMDB é forte e exige quantidade grande de votos.

O PT, inteiramente disposto a celebrar o acordo com o PMDB, ainda considera fundamental que Veneziano abra espaços na chapa majoritária, que não na vaga de vice-governador, ou seja, está de olho mesmo é na Senatória.

Em síntese, se quiser avançar rápido Veneziano e o PMDB precisam fazer esses ajustes no plano de voo em direção à disputa do Palácio da Redenção. Do contrário, a sangria pode continuar fragilizando muitos atores.

SENATÓRIA COM CÁSSIO ?

Não fosse a questão nacional, isto é, a disputa presidencial em curso, não seria nada absurdo se houvesse um acordo entre a candidatura de Cássio abrindo espaços para a indicação do senador.

Mas, em que pese os suspenses, a decisão pro PMDB é mais segura.

VÁRIOS VEREADORES NA EQUIPE

Luciano Cartaxo está convocando vários vereadores para compor a equipe de Secretários promovendo a ascensão de alguns primeiro suplentes.

Os partidos estão sendo contemplados.

VITAL COM DILMA

O senador Vital do Rego Filho esteve no almoço reservado, quinta-feira, com a presidenta Dilma Rousseff.

Pelo ar de sua cara (com sorriso) a barra deve estar clareando.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //