Política

PSOL mantém impasse e decisão sobre candidatura ou apoio a Cartaxo em João Pessoa fica para a convenção


25/07/2024

Portal WSCOM



Ocorreu na noite de hoje, no SintesPB, uma plenária do PSOL de João Pessoa que debateu sobre a candidatura própria do partido ou um apoio ao pré-candidato do PT, Luciano Cartaxo. A legenda tem a pré-candidatura de Celso Batista, que luta para ter seu nome referendado.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A decisão final sobre as alianças e candidaturas será tomada apenas na Convenção Eleitoral, marcada para o próximo sábado.

O encontro serviu para discutir o fortalececimento do partido na sua missão de unir a esquerda, derrotar os adversários políticos e eleger vereadores na capital, segundo comunicado.

“Estou animado com o que fizemos até aqui. Quero ser lembrado como um ativista da Unidade, como quem contribuiu para juntar PSOL e PT e para derrotar Cicero e Queiroga, para isso o time de Lula precisa está completo em João Pessoa”, disse Tárcio Teixeira, que defende a união com Cartaxo.

Decisão judicial 

O encontro ocorreu após decisão judicial da desembargadora  Maria das Graças Morais Guedes. O Diretório Municipal do PSOL de João Pessoa interpôs um agravo de instrumento contra a decisão da 10ª Vara Cível da Capital, que concedeu tutela de urgência aos autores, obrigando o partido a convocar uma plenária para permitir que todos os filiados discutam e expressem seus pontos de vista sobre a possibilidade de lançar uma candidatura própria para as eleições municipais de 2024.

O partido argumentou que a decisão fere sua autonomia, garantida pela Constituição e pelo Estatuto do PSOL. Contudo, a relatora considerou que a decisão judicial não interfere na autonomia do partido, mas assegura a participação democrática dos filiados, conforme previsto no estatuto partidário. Portanto, negou o pedido de efeito suspensivo do Diretório Municipal do PSOL.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.