Política
PSB intensifica articulações para ampliar base política na Paraíba a partir deste sábado
Movimento do partido do governador João Azevêdo busca fortalecer alianças e consolidar lideranças no estado com vistas às eleições de 2026
29/03/2025

Redação/Portal WSCOM
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), liderado pelo governador João Azevêdo, inicia neste sábado (29) uma estratégia para reforçar sua presença política na Paraíba. Segundo informações do blog do jornalista Suetoni Souto Maior, o foco da articulação é ampliar a base partidária, atrair lideranças da oposição e consolidar influência em cidades consideradas estratégicas.
Em João Pessoa, a mudança mais significativa ocorre com a posse do vice-prefeito Léo Bezerra no comando do diretório municipal. A nomeação de Bezerra, além de fortalecer a sigla na capital, tem implicações diretas no cenário político futuro. Caso o prefeito Cícero Lucena (PP) decida disputar o governo do estado no próximo ano, o vice-prefeito assumirá a administração da cidade. A posse acontece durante o Congresso Municipal do PSB na capital.
O partido também se prepara para outra alteração relevante: a assunção do próprio governador João Azevêdo como presidente do diretório estadual, prevista para abril. A vaga foi cedida pelo deputado federal Gervásio Maia, que permanece na legenda. Além disso, o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, que comandava o diretório municipal, passa a ter atuação no diretório estadual. A reestruturação do PSB, no entanto, não se restringe à capital, alcançando outras regiões estratégicas da Paraíba.
Em Santa Rita, o partido avança em um movimento de aproximação com o prefeito Jackson Alvino (PP). O gestor municipal foi eleito com o apoio do ex-prefeito Emerson Panta e da deputada Jane Panta (PP), ambos adversários do governador no cenário estadual. No município, o PSB filiou Fernanda Meireles, esposa de Jackson Alvino, embora, até o momento, ela não tenha manifestado intenção de disputar cargos eletivos. Enquanto o prefeito mantém apoio a Emerson e Jane para disputas proporcionais, a tendência é que, nas eleições majoritárias, sua posição esteja alinhada à base governista.
Em Campina Grande, o partido aposta na liderança do médico Jhony Bezerra, que assume o diretório municipal do PSB. Bezerra ganhou destaque na eleição passada ao disputar a prefeitura contra Bruno Cunha Lima (União Brasil), contando com apoio do governo estadual. A crise enfrentada pelo atual prefeito nos primeiros meses de sua nova gestão pode fortalecer a oposição e consolidar o PSB como uma alternativa viável para as próximas eleições na cidade.
O fortalecimento do PSB ocorre em meio a movimentações da oposição, que tem buscado ampliar sua influência para o próximo pleito. O grupo oposicionista já garantiu o controle do PSD, antes liderado pela senadora Daniella Ribeiro, atualmente sem partido. Além disso, há expectativa em torno da disputa pelo comando da Federação PP/União Brasil, envolvendo Efraim Filho (União) e Aguinaldo Ribeiro (PP). Como a federação está em fase de consolidação, a definição de liderança deverá ocorrer até o final do ano, garantindo muitas mudanças no cenário político paraibano até as eleições de 2026.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.