Eventos

Próxima edição do Projeto Quintas Regionais prestará tributo a Diomedes “O Dedo

EM CAMPINA


25/06/2015

A cada edição, o Projeto Quintas Regionais faz homenagens e tributos a um grande artista da terra, valorizando e reconhecendo a contribuição prestada do artista à cultura regional. A Edição de junho, do Projeto Quintas Regionais – evento organizado pela Coordenação de Cultura SESI Paraíba, acontecerá nesta quinta-feira (25), às 18h, na Casa da Cultura SESI "Arraiá do Conhecimento" – Cinema para Todos, localizada ao lado da Catedral, no Parque do Povo.

Cada vez mais se consolidando como um evento que dissemina a cultura nordestina através da música, o Projeto Quintas Regionais oferece ao trabalhador da indústria, alunos do SESI e comunidade, acesso gratuito à cultura musical regional, explorando o tradicional e o contemporâneo, incorporando ritmos dançantes do xote, xaxado e baião.

De acordo com a Coordenadora de Cultura do SESI PB, Diana Uchôa, o Projeto “Quintas Regionais”, é uma inovação do Plano Permanente de Cultura SESI Tradição da Paraíba, ocorre sempre na última quinta-feira do mês, com a proposta de levar cultura para a população campinense. O Projeto reúne a cada edição mais de 100 participantes.

O próximo homenageado da noite será Diomedes Bezerra de Albuquerque, mais conhecido como “Diomedes Dedo de Ouro”. Cantor e acordeonista, Diomedes aprendeu a tocar fole de oito baixos aos seis anos, por intermédio de seu pai, sanfoneiro conhecido na região. Recebeu o nome de “Dedo de Ouro”, na década de 80, ao se apresentar para o então Vereador de Campina Grande, Assis Costa e ser elogiado por sua desenvoltura com a sanfona. Cantou com grandes nomes da música Nordestina como Rosil Cavalcante, Capilé, e com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, onde dividiu a sanfona durante a apresentação. Homenageado em 2002 no evento Forró Fest, recebeu o Troféu Asa Branca, e cantou para uma plateia de milhares de pessoas no Parque do Povo. Faleceu em abril de 2003, vítima de Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Como programação do evento Quintas Regionais, os filhos do cantor, Robério (Zabumba), Nidet (Violão), Adilson (baixo), Nivaldo (Triângulo) e Diomedes Filho (Sanfona) interpretarão um roteiro com as músicas: Tropeiros da Borborema (Luiz Gonzaga – 1964); Vida de Viajante (Luiz Gonzaga – 1984); Morte do Vaqueiro (Luiz Gonzaga – 1963); Proibido Cochilar (Antônio Barros – 1981); Chililique (Trio Nordestino – 1975); Vem Amor (Trio Nordestino – 1991); Escadaria (Pedro Raimundo – 1944); Moinho d’água (Trio Nordestino – 1982); Nega no Salão (Paulo Borges – 1992) e Na História do Forró (Diomedes – 1992).

Ficou interessando em conhecer o Projeto Quintas Regionais? Venha assistir a homenagem ao cantor Diomedes “O Dedo de Ouro”, no dia 25/06, às 18h, na Casa da Cultura SESI "Arraiá do Conhecimento" ou ligue: (83) 2101-5352.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //