Paraíba

Promotoria de Santa Rita realiza audiência de prevenção às drogas

Em Santa Rita


21/05/2015

O projeto do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba ‘Atenção aos Usuários de Drogas e à Família’ foi apresentado na quarta-feira (20) na Promotoria de Justiça de Santa Rita. A audiência contou com a participação de representantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Conselhos Tutelares e as entidades representativas da sociedade civil Fundação Zoe e Fundação Resgatando Vidas.

A reunião foi presidida pelo promotor de Justiça Francisco Lianza, que explicou que o objetivo do projeto é fortalecer a rede de tratamento aos usuários de drogas e a seus familiares, por meio de capacitações dos membros da rede, de fiscalização nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e incentivo à implantação de tratamento envolvendo a comunidade e a família.

O promotor também lamentou a ausência do prefeito e secretários municipais que foram convidados a participar do encontro. Uma nova audiência será marcada com novo convite ao prefeito e secretários da Educação, Saúde e Assistência Social.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis e da Família, Paula Camillo, um das gestoras do projeto estratégico, também participou da audiência fazendo a exposição das atividade que serão desenvolvidas no plano. Ela destacou a importância do projeto como instrumento de prevenção às drogas. O projeto é coordenado pelos Caops Cíveis e Família e da Saúde, que tem à frente a promotora Adriana Amorim.

Já a coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, apresentou a estrutura do estado para atendimento a usuários de drogas e familiares.

Ficou decidido que será criado um colegiado formado por Ministério Público, Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, Cras, Creas, Caps, Conselhos Tutelares, e entidades da sociedade civil. Esse colegiado se reunirá mensalmente, inicialmente sob a coordenação do Ministério Público, para discutir sobre a política de atendimento ao usuário de drogas e familiares. Também será solicitado ao Caop da Saúde a inspeção do Caps de Santa Rita.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //