Artes

Projeto “Instante 70” do Fotógrafo Guy Joseph terá última exposição no Centro Cultural do Antigo Hotel Globo


27/07/2018

A última exposição do projeto Instante 70, do fotógrafo Guy Joseph, ocorre nesta sexta-feira (27), às 17h, no Centro Cultural do Antigo Hotel Globo. Finalizando em grande estilo o projeto que atraiu cerca de 700 pessoas às exposições do artista, o evento ocorrerá juntamente com Por do Sol Literário da Confraria “Sol das Letras”.

Ao todo, são cerca de 100 fotografias selecuionadas para compor a exposição retrospectiva da carreira do artista. Durante o vernissage, o terceiro livro de Guy Joseph, publicado durante o projeto, estará disponível para venda e sessão de autógrafos. Além de seu documentário, ambos intitulados de “Instante 70”.

O Antigo Hotel Globo, local escolhido para o evento, além de ser um lugar onde ocorrem diversos eventos culturais, é também um patrimônio histórico da Paraíba e cartão postal da cidade. Inaugurado em 1928 pelo hoteleiro Henrique Siqueira, conhecido como “Marinheiro”, por muito tempo foi o ponto de encontro da alta sociedade paraibana e hospedou personalidades importantes como Procópio Ferreira, Bibi Ferreira, Tonia Carneiro, entre outros.

Os instantes de Guy Joseph são representados através de seu olhar clínico para captar momentos únicos. As belezas naturais da Paraíba, pôr do sol, igrejas, e até imagens simples do cotidiano, o fotógrafo consegue transformar em arte, atraindo os olhares de todos os públicos e idades.

 A estudante de jornalismo Mariana Lira, visitou a exposição no Centro Cultural Energisa e conheceu as obras de Guy Joseph. “Achei a exposição Instante 70 belíssima! Obras que podem ser vistas e revistas e sempre encontra-se um novo detalhe. Meus parabéns ao artista pelo talento e sensibilidade”.

Todas as fotos foram impressas através de processo digital conhecido como Fine Art que assegura a fidelidade das reproduções, com qualidade museológica. Fine Arté a denominação estabelecida para impressões digitais de fotografias e obras de arte certificadas pela qualidade e durabilidade do material impresso. O fotógrafo Guy Joseph é pioneiro, na Paraíba, na utilização do processo de impressão digital Fine Art.

O título “Instante 70”,  foi  inspirado no “momento decisivo” apregoado pelo fotógrafo francês Cartier Bresson, que dizia que todo fotógrafo teria (pelo menos uma vez na vida) a oportunidade única de presenciar um fato que só ele viu e pode fotografar. “Instante 70” é um retrospecto artístico, um balanço artístico/filosófico e ponto de partida para uma nova etapa na carreira do veterano fotógrafo paraibano.

Mais informações podem ser encontradas através do site  guyjosephinstante70.com.br/,  que informa tudo o que acontece sobre o trabalho de Guy Joseph, além de poder assistir ao vídeo que foi produzido para a ocasião das exposições. No site, uma loja virtual oferece a oportunidade de adquirir o livro “Instante 70” (autografado), assim como, encomendar fotografias do acervo do Fotógrafo impressas em papel Fine Art, além de canecas de cerâmica impressas com fotos de autoria de Guy Joseph.

Instante 70

A exposição    Instante 70 teve início em maio deste ano, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura  e Artes, passando também pela Usina Cultural Energisa – Galeria Alexandre Filho, onde permaneceu até o último dia 21 de julho. Ao todo, cerca de 700 pessoas puderam apreciar as obras do artista Guy Joseph durante a série de exposições.

Além disso. Guy lançou seu terceiro livro, também intitulado de Instante 70, e um documentário, onde conta, através do depoimento de amigos intelectuais, jornalistas e escritores paraibanos, como é ultrapassar a fronteira dos 50 anos, mas permanecer com uma mente ainda jovem e produtiva.

O intuito do “Instante 70” de Guy Joseph é fazer uma retrospectiva de sua carreira, compartilhando com o público, através de suas exposições e livro publicado, os instantes que percorreu ao longo de seus 70 anos.

Sobre o artista:

Guy Joseph começou a sua carreira, como publicitário e fotógrafo, quando se mudou para o Rio de Janeiro e teve como inspiração a Cidade Maravilhosa e sua população.

 Ao retornar para a Paraíba participou de diversos projetos, ganhou concursos e prêmios. Em 1981, foi o vencedor do concurso de escolha da logomarca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em 1999, ganhou mais um concurso público, desta vez, para a logomarca do Folia de Rua, que permanece a mesma até hoje. Além disso, foi homenageado pelo jornalista Abelardo Jurema com o recebimento do  troféu Heitor Falcão. Também conquistou o Prêmio Abrajet-PB – Melhores do Ano 2006.

Em 2006, nasceu uma das suas principais obras: o livro “Terra da Gente da Paraíba”, com fotografias de lugares até então pouco conhecidos da Paraíba. Durante três anos de expedição para a elaboração do livro, Guy Joseph fotografou cerca de 150 municípios do Estado. O livro com as principais belezas da Paraíba alcançou mais de 15 países.

Em 2011, lançou o seu segundo livro. Dessa vez, dedicado à cidade de Bananeiras, onde morou por cinco anos. O livro “Bananeiras – Recortes” foi publicado com fotos dos lugares mais representativos da cidade.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //