Educação

Projeto inovador ajuda jovens na escolha da profissão

Educação


12/09/2013

 A adolescência é um dos momentos considerados mais complexos da vida de uma pessoa. As mudanças hormonais e psicológicas são inúmeras, e os que passam por essa fase ainda precisam tomar uma decisão que irá nortear os próximos anos da sua vida: a escolha de uma carreira.

Pensando em auxiliar o estudante, um projeto inovador foi implantado em uma escola particular de João Pessoa para os estudantes do 9º ao 3º ano. O ‘Eu faço meu futuro’ consiste em colocar os estudantes em contato direto com as profissões mais comuns, e com aquelas recém surgidas no mercado, possibilitando uma escolha mais pensada sobre a carreira que pretende seguir.

“Essa é uma ação bastante relevante para ajudar o aluno. Temos dados que demonstram que boa parte dos estudantes não se realizam na sua primeira opção de curso – pois essa escolha sofreu grandes interferências dos familiares e da mídia – desistindo assim para ingressar em outra carreira. O nosso objetivo é atuar nesta questão, trazendo maturidade e uma gama de informações para que eles possam fazer um escolha mais consciente”, destacou a Guacira Menezes, diretora pedagógica do Século Colégio e Curso.

Mostrando possibilidades

O ‘Eu faço meu futuro’, que será aplicado na escola durante quatro meses, é composto por diversas atividades que foram divididas em etapas. Entre as ações está a Feira de Profissões, palestras com profissionais na escola e visitas dos estudantes em algumas empresas, universidades e faculdades para conhecer o dia a dia de cada profissão.

Outro diferencial é o envolvimento dos alunos na divulgação das ações realizadas, e isso é feito através da confecção de conteúdo para os canais oficias da escola nas Redes Sociais e para o aplicativo criado especialmente para o projeto no Facebook. Nesta parte do projeto, profissionais ministraram oficinas sobre captação e edição de vídeos, texto jornalístico, mídias digitais e curadorias de conteúdo. Segundo Denise Lemos, idealizadora do ‘Eu faço meu futuro’, a intenção não era apenas passar a informação para eles, era necessário que existisse um envolvimento maior: “O projeto foi inserido na grade de disciplinas do colégio, e ao elaborar os conteúdos, os estudantes terminam sabendo um pouco mais sobre as carreiras apresentadas”.

A diretora da escola, Doralice Honório explicou que está sendo apresentado para o jovem a profissão, e não o curso. “O nosso enfoque é mais abrangente, e o aluno percebe que existe um universo de escolhas muito mais amplo do que ele imaginava. São tantos dons que se perdem na hora de escolher o futuro profissional, e isso pode acontecer pela simples falta de informação”, disse.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //