Educação

Projeto da Prefeitura incentiva hábito da leitura de crianças nos Creis

Nos Creis


02/04/2015

Um projeto que vem melhorando não só o aprendizado, mas também o comportamento de cerca de 10 mil crianças que estudam nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da Prefeitura de João Pessoa. É assim que mães, alunos e professores definem o projeto “Cantinho da Leitura” que incentiva o contato dos pequenos com os livros mesmo antes de eles terem aprendido a ler.

A diarista Roberta de Farias Cardoso que tem dois filhos matriculados no Crei Oduvaldo Batista, no bairro de Mandacaru, Ryan Cardoso da Silva, 5 anos, e Rafael Cardoso da Silva, 2 anos é testemunha da mudança no comportamento das crianças. Ela já percebe que o projeto “Cantinho da Leitura” é só o início para uma longa caminhada dos filhos. “Isso é o começo de um crescimento, de uma educação, de uma jornada que eles estão tendo para no futuro se darem bem. Com essa ação que acontece na escola eles chegam em casa cantando as músicas e contando as histórias. Se eu pudesse meu filho estudava a vida toda aqui”, reconhece Roberta de Farias.

O projeto da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, executado pela coordenação de Educação Infantil do Crei Oduvaldo Batista, é o carro chefe da escola porque é através dele que são exploradas as atividades, a atenção, a concentração das crianças, a linguagem oral, escrita e corporal. cantinho da leitura (1)

O pátio coberto da escola já tem o espaço reservado com almofadas coloridas e dezenas livros de histórias infantis como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, João e Maria, o Traço e a Traça, além de paradidáticos.

Mas a história que mais chama a atenção de toda a criançada, seja pelos livros ou pelo teatro de fantoche, é quando se fala da bruxa. Rachid Coutinho de Freitas, 5 anos, chega até a interagir com os bonecos e disse que sabe o que acontece caso desrespeite os pais. “Se desobedecer a mãe a bruxa me coloca no caldeirão. É muito divertido, mas eu não tenho medo da bruxa.”

Karol Pereira Martins, de 5 anos, também gosta da história da bruxa, mas ela viaja mais ainda na imaginação com o livro infantil “O bolo de Belinha”. “Eu gosto demais. Ela brinca de fazer bolo com a amiguinha dela em casa. E eu também vou fazer um bolo em casa para minhas amiguinhas”.

CreiMariaRisomarDantas_foto_RafaelQueiroz (176)O arte educador da coordenação de Educação Infantil, Beto Black, explica que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Sedec, tem um trabalho voltado para a arte educação nos Creis. “A arte acontece dentro de um projeto que faz com que o aluno se interesse pela leitura, pelo aprendizado e pelo conhecimento. Os professores das unidades passam por uma formação como a de contação de histórias”.

Beto Black ainda reforça a importância desse trabalho para as crianças. “Nós percebemos que a arte provoca esse interesse nas crianças em querer conhecer. E é isso que queremos fomentar nos Creis, a arte enquanto instrumento, subsídio para a educação”.

Através do projeto “Cantinho da Leitura” já é possível ver a mudança no dia a dia dos alunos. É o que garante Ivânia Marçal dos Santos, psicóloga e organizadora do projeto no Crei. “Nós tínhamos crianças que mal falava aqui na escola e percebemos que foi através desse projeto, não só pela leitura em si, mas pela dinâmica também, que eles começaram a se expressar e interagir com os amiguinhos. Como consequência disso vem a evolução na linguagem oral e escrita”. 

Carrinho da imaginação – outro recurso utilizado no Crei Oduvaldo Batista é uma carrocinha de madeira cheia de livros chamada de “Carrinho da imaginação”. Ele vai até as salas de aula onde as crianças manuseiam os livros e escolhem qual história querem ouvir. Na sequencia Ivânia se caracteriza de bruxa, de vovozinha ou vovozinho e conta a história escolhida.

Teatro de bonecos – é nesse espaço que Kiko e Keka, e a Bruxa e a Princesa contam e interpretam as histórias clássicas infantis para os alunos. Elas também manuseiam os fantoches onde elas recriam as histórias de acordo com interpretação que cada um tem. Com isso, também é trabalhado a oralidade e a concentração.

Empréstimos – O processo de leitura e aprendizado não se limita apenas ao interior da unidade de ensino. A escola criou uma lista de empréstimos dos livros onde consta o nome do livro, o nome da aluna e a assinatura da mãe com a data de devolução. Cada mãe pode levar todos os dias um livro pra casa com um prazo de dois dias para que seja devolvido. Já nos finais podem ser levados até três livros.

A diarista Roberta de Farias Cardoso, que foi citada no início da reportagem, é uma dessas mães que leva os livros para casa durante os finais de semana. “Eles não se cansam. Leio uma, duas, três vezes o livro em casa e eles continuam pedindo mais. Conto também na hora de colocar os dois filhos para dormir”, disse com alegria. “É gratificante saber que nós fazemos um trabalho que dá resultado. Acredito nesse projeto e sou apaixonada por ele”, disse Ivânia Marçal.

Hoje o projeto da leitura funciona nos 76 Creis da Capital e atinge cerca de 10 mil crianças. “Desde o berçário as crianças são envolvidas no mundo letrado, através da contação de histórias envolvendo diversos recursos como fantoches, dedoches, avental de leitura, caixinha mágica, livro de banho, entre outros”, explicou Francineide Viana, coordenadora da Educação Infantil da Sedec

Benefícios – A leitura na educação infantil é a principal forma de aquisição de letramento com as crianças. Francineide disse ainda que quando se começa a trabalhar desde o berçário esse envolvimento com o mundo da leitura, com a contação de histórias, percebe-se que a criança vai ficando mais esperta, consegue organizar melhor as ideias, se expressar melhor. Quando os pais ou o educador abre um livro começa a ler para a criança ela começa a fazer a interação das figuras. Na educação infantil é utilizada muita contação de fábulas e contos porque é através dela que eles percebem que toda história tem um final e este pode ser refeito.

Dicas – os pais devem mostrar para a criança que é bom ler; deixar os livros em fácil acesso; deixar que a criança escolha o livro e ler a história; leitura na hora de dormir e nas horas prazerosas com os filhos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //