Paraíba
Programa ‘Veja Bem’: Cartaxo acompanha cirurgias de catarata
João Pessoa
22/05/2013
Após uma semana do lançamento o programa “Veja Bem”, em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo foi verificar in loco o andamento das cirurgias de catarata oferecidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e realizadas na Central de Olhos Stropp.
A clínica é uma das cinco unidades de saúde privadas contratadas para suprir a demanda do Município. Durante a visita, que aconteceu nesta quarta-feira, 22, o gestor municipal conversou com pacientes e constatou a qualidade do serviço oferecido à população.
“O que impressiona é a felicidade e a satisfação das pessoas em poder recuperar a plenitude de sua visão”, afirmou o prefeito. “Enxergar é uma das principais portas de contato com o mundo e assegurar a visão é garantir melhorias na saúde e na autoestima desses pacientes. Com esta visita pudemos perceber a dimensão e o alcance do programa “Veja Bem” na prática, atendendo a quem mais precisa”, complementou o prefeito.
O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, garantiu que o programa está funcionando normalmente em todas as clínicas. “As cinco instituições contratadas estão recebendo os pacientes com muita atenção e seriedade. Aqui no Centro de Olhos temos uma média de 35 cirurgias por dia e este número se repete nas demais clínicas, o que nos dá a segurança de que toda a fila de espera será atendida rapidamente”, afirmou.
A preocupação e a atitude da Prefeitura em favor dos pacientes com catarata foram elogiadas pelo diretor do Centro de Olhos, Gilberto Stropp. “É um grande presente para estes pacientes, muitos com a idade avançada, e que agora poderão voltar a ter qualidade de vida. Esta parceria entre a Prefeitura e as clínicas será decisiva na vida dessas pessoas”, defendeu.
Pacientes – Durante a visita, o prefeito Luciano Cartaxo teve a oportunidade de acompanhar um procedimento cirúrgico e conversar com pessoas que acabaram de fazer a intervenção. Severino Gomes, de 78 anos, era um deles. “Não tenho do que reclamar, só a agradecer. Cheguei aqui e fui muito bem atendido e operado rapidamente. Depois da recuperação vou poder enxergar bem de novo”, declarou.
Maria José da Silva, de 56 anos, veio de São Miguel de Itaipú, e também foi beneficiada com o programa implantado pela Prefeitura de João Pessoa. “Sofri muito com a dificuldade para ver com meu olho direito e agora estou sendo atendida. É muito bom que nós possamos receber esse serviço, que não encontramos em nossa cidade, e sermos atendidos com tanta qualidade”, afirmou.
“Veja Bem” – O programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretária Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de diminuir a demanda por cirurgias de catarata, zerando a fila de espera pelo serviço. No total, serão realizadas 1.192 cirurgias, que atendem pacientes da Capital e de mais 12 municípios do Estado. Os investimentos somam R$ 700 mil.
Para garantir o atendimento da demanda, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contratou cinco clínicas da rede privada: a Oftalmoclínica, o Centro de Olhos Stropp, o Centro Médico Audiovisual, a Oftalmológica e o Memorial Santa Luzia.
Estão sendo atendidos pacientes de João Pessoa, Alhandra, Baía da Traição, Conde, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Marcação, Mataraca, Pedro Régis, Rio Tinto, Sobrado, Sapé e Riachão.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.