Educação

Professores de Campina participam de formação de xadrez

Formação


02/04/2014

Os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino estão participando da primeira formação de 2014 da Trilha Topper de Desenvolvimento, com o tema “Xadrez como ferramenta pedagógica na escola”. A formação está sendo realizada no auditório da Escola Municipal Roberto Simonsen, no período de 01 a 4 de abril, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os professores foram divididos em duas turmas, a primeira nos dias 1 e 2 e a segunda nos dias 3 e 4.

O coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, professor José Pereira, em nome da secretária Verônica Bezerra, deu as boas vindas aos participantes da formação e agradeceu a Vera Apolinário, representante do Instituto Alpargatas, pelo apoio e incentivo.

O professor Pereira deu alguns informes da Coordenação de Educação Física a respeito da adesão da SEDUC ao Programa Atleta nas Escolas, sobre o PSE e sobre o Curso Básico de Atletismo, que será realizado em Campina Grande, e apresentou o professor Eronildo Ribeiro da Silva, responsável pela formação.

Vera Apolinário agradeceu a Secretaria de Educação pelas parcerias e informou aos professores de Educação Física que a Trilha Topper vai realizar este ano três formações.

“Este é um ano atípico, com a realização da Copa do Mundo e as eleições. Por isso, vamos realizar as formações no primeiro semestre, nesta semana a de ‘Xadrez como ferramenta pedagógica na escola’. A formação ‘Construção de brinquedos populares’, que terá como facilitador Kleber Marrone, acontecerá nos dias 05 e 06 de maio. Em junho, nos dias 04 e 05, 09 e 10, ‘Vivências de brincadeiras populares’, também com Kleber Marrone”, explicou.

XADREZ – O professor Eronildo Ribeiro iniciou a formação contanto algumas versões da história do xadrez, das suas características e implicações educativas. De acordo com o facilitador, o xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países.

Como ferramenta educacional, o jogo desenvolve as seguintes habilidades nos seus participantes: Atenção e a concentração; O julgamento e o planejamento; A imaginação e a antecipação; A memória; A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; O espírito de decisão e a coragem; A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
– A criatividade; A inteligência; A organização metódica do estudo e do interesse pelas línguas estrangeiras.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //