Educação

Professores da rede municipal de Alhandra participam de treinamento sobre Educaç

Em Alhandra


12/04/2014

Quarenta e um professores de diversas escolas da rede municipal de ensino, além de monitores, que atendem alunos com deficiência e atuam no Fundamental I e II, participaram nesta sexta-feira (11) de uma formação sobre Educação Inclusiva para aperfeiçoar práticas que insiram, ainda mais, no contexto escolar do município, os alunos com deficiência. Atualmente, Alhandra tem 50 estudantes que se encaixam neste perfil. O treinamento aconteceu na sala de Reuniões da Secretaria de Educação, no Centro da cidade, nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva, Socorro Feitosa, o objetivo da formação é refletir sobre as questões pedagógicas relacionados às práticas dos professores junto aos alunos com deficiência, tornando o aprendizado ainda mais produtivo, prazeroso e qualificado. “Buscamos fortalecer a prática pedagógica centrada na promoção de um ambiente facilitador da aprendizagem que, de fato, estimule e aproveite as potencialidades diversas das crianças com deficiência, tornando a aprendizagem significativa para elas”, argumenta Socorro, que foi a facilitadora da formação desta sexta-feira.

Ainda segundo Socorro, a capacitação de Educação Inclusiva vai acontecer ao longo do ano, com várias turmas, e terá uma culminância com a entrega dos certificados aos profissionais que participaram dos treinamentos. Paralelo a realização da formação dos profissionais, segundo Socorro, para melhorar o atendimento aos alunos com deficiência, a Secretaria de Educação está ampliando o número de Salas de Recursos no município. “Atualmente, nós só dispomos de uma Sala de Recursos que funciona na escola Zélia, mas, até o final de maio, ampliaremos o atendimento para mais três espaços”, afirma Socorro. A Sala de Recursos é um espaço dentro da escola regular para o atendimento de alunos com deficiência que disponibiliza um conjunto de equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para um atendimento educacional especializado.

Participaram da formação desta sexta-feira (11) profissionais das escolas Adauto Ferreira de Paula, Antenor Ferreira da Silva, Alfredo José de Carvalho, Bernadina Maria da Conceição, Creuza Raquel P.G Nunes, Herculano Bandeira Lundgren, José Fernandes Barbosa, Olívia Correia da Silva, Severino Valença da Silva e Zélia Correia do Ó.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.