Educação
Professores Camilo Farias e Fernanda Leal alcançam maioria em consulta e avançam para indicação à reitoria da UFCG
11/12/2024
Da Redação / Portal WSCOM
A chapa formada pelos professores Camilo Allyson Simões de Farias e Fernanda de Lourdes Almeida Leal obteve 61,32% dos votos válidos no segundo turno da consulta interna para a escolha do futuro reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A votação ocorreu na terça-feira (10), por meio do “Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SIGEleição)”, com participação de estudantes, docentes e técnicos. A outra chapa, dos professores Antônio Fernandes Filho, atual reitor, e Patrícia Hermínio Cunha Feitosa, registrou 38,68% dos votos válidos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A definição da lista tríplice, que será apresentada à Presidência da República, ocorrerá na sexta-feira (13). O reitor nomeado atuará no mandato entre 2025 e 2028. O processo foi organizado por entidades representativas, como o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UFCG (Sintesuf) e as associações dos docentes de Campina Grande (ADUFCG), Patos (ADUFCG Patos) e Cajazeiras (ADUC).
Os professores eleitos possuem ampla experiência acadêmica e administrativa na instituição. Camilo Farias, com doutorado pela Universidade de Ehime, no Japão, é vinculado à área de recursos hídricos e saneamento, além de ter atuado em cargos de gestão na UFCG, no Forplad e em programas de pós-graduação. Fernanda Leal, doutora em Ciências Sociais pela UFCG, já exerceu funções de direção no Centro de Humanidades, participou de comissões ligadas à educação no campo e desenvolveu atividades acadêmicas em cursos de graduação e pós-graduação.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.