Educação

Professor paraibano assumirá direção de instituto do Governo Federal dedicado a pesquisas sobre o Semiárido


18/12/2024

Da Redação / Portal WSCOM



O professor e pesquisador paraibano José Etham Lucena Barbosa, natural de Patos, foi anunciado como novo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A escolha ocorreu a partir de uma lista tríplice indicada por um comitê de busca. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) pela ministra Luciana Santos.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Etham Barbosa, que atua no Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, coordena o Laboratório de Ecologia Aquática (LEAq) e possui doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduado em Ciências Biológicas pela UEPB (1989) e mestre em Botânica Cryptogâmica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), o novo diretor integra programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e em Ecologia e Conservação, ambos na UEPB.

O instituto, localizado em Campina Grande, tem relevância nos estudos sobre as condições do Semiárido e atua no fortalecimento do desenvolvimento de regiões do Nordeste. De acordo com o MCT, o INSA tem grande relevância na pesquisa sobre o Semiárido e tem papel fundamental no desenvolvimento de várias regiões do Nordeste. Ao anunciar a escolha, a ministra Luciana Santos agradeceu o trabalho de excelência desenvolvido pela diretora anterior, Mônica Tejo, e desejou sucesso ao novo gestor.

Perfil

José Etham Lucena Barbosa é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), fez mestrado em Botânica Cryptogâmica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). É professor associado da Universidade Estadual da Paraíba onde coordena o Laboratório de Ecologia Aquática (LEAq). Está credenciado nos PPGs em Ciência e Tecnologia Ambiental e Ecologia e Conservação (UEPB). Tem atuado como referee na Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Acta Limnologica Brasiliensia, Ecological Indicator, Biota Neotropica e Anais da Academia Brasileira de Ciência. Dedica atualmente seus estudos e orientações a elucidar aspectos limnológicos, mecanismos de funcionamento e gestão da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e da biodiversidade aquática com ênfase em Cianobactérias e processos de eutrofização em açudes do Semiárido. (ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4951-1763).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.