Paraíba

Professor do Centro Artístico Cultural da Universidade Estadual da Paraíba recebe homenagem na Itália

À frente da solenidade estavam o prefeito e a vice-prefeita de Ruoti, Franco Gentilesca e Maria Troiano, o prefeito de Pignola, Antonio de Luca, e os assessores de cultura Donato Corleto e Felice Faraone.


11/03/2024

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

No último mês, o professor do curso de violão do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Caio Czar, foi homenageado por dois municípios da região da Basilicata – Pignola e Ruoti – ambos da província de Potenza (PZ), na Itália. Na ocasião, Caio recebeu a “Comenda Cultural Itália 2024”.

À frente da solenidade estavam o prefeito e a vice-prefeita de Ruoti, Franco Gentilesca e Maria Troiano, o prefeito de Pignola, Antonio de Luca, e os assessores de cultura Donato Corleto e Felice Faraone. Este último, inclusive, foi o autor da propositura que laureou Caio. Realizada em uma audiência pública, no Salão Nobre da “Comune di Ruoti”, ela teve em vista reconhecer os 30 anos de Intercâmbio Cultural Brasil/Itália protagonizados pelo músico.

Na oportunidade, também foi homenageado postumamente o professor Bruno Albano, considerado pioneiro dos festivais internacionais na região da Basilicata, e a viúva dele, Nineta Albano, fez-se presente à iniciativa. Autoridades civis, militares, eclesiásticas e inúmeros artistas compunham o público, além da comunidade em geral dos dois municípios.

“São mais de mil apresentações catalogadas ao longo desse período, propagando a nossa música e a dança nordestina, bem como divulgando a música italiana no Brasil, em todos os eventos dos quais participo. Foi muito emocionante, ver no telão que integrava a homenagem, várias fotos do meu trabalho no desenrolar dessas décadas, as pessoas que encontrei, os momentos especiais que vão se somando e recordam essa trajetória”, disse Caio.

A primeira vez que o cantor visitou a Itália data de 1994, com o Grupo Acauã da Serra. “Nos anos subsequentes retornei várias vezes, a convite de festivais internacionais de Folclore, além daqueles oriundos de prefeituras, chegando a morar no país, por duas oportunidades, para poder cumprir os compromissos. Este ano, através dos apoios fundamentais da UEPB, e do ‘Programa Arte na Bagagem’, uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, fui novamente à Itália receber esse prêmio, não só representando a Paraíba e a Universidade, mas a nossa cultura. Sem dúvida essa alegria ficou marcada no meu coração”, pontuou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //