Futebol

Procurador denunciará Belo e Sport por confusão entre torcida do Leão e PM

do STJD


21/01/2014

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, foi enfático ao afirmar que Sport e Botafogo-PB deverão ser punidos pelos incidentes envolvendo as torcidas dos clubes na partida do último domingo, no estádio Almeidão, que terminou empatada por 1 a 1. Segundo o procurador, as equipes podem perder o mando de campo de um a dez jogos.

– Já vi algumas imagens do ocorrido e irei apresentar uma denúncia ainda nesta semana. Nós iremos apresentar uma denúncia. Sem dúvidas, os clubes terão que responder pelo o que aconteceu. A punição varia de um a dez jogos, mas isso será discutido durante o processo.

Ainda segundo Paulo Schmitt, os clubes erraram ao aceitar que a partida fosse disputada no estádio.

– Para começar, o jogo não deveria ser disputado naquele campo. O local está em obras e cheio de entulhos e isso facilita esse tipo de situação. Mas vamos analisar tudo isso no processo.
Mesmo reconhecendo a legitimidade da ação, o vice-presidente jurídico do Sport, Arnaldo Barros, afirmou que o Rubro-negro está tranquilo com relação ao julgamento do caso. Na avaliação do dirigente, o clube fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar o conflito entre as torcidas.

– A mesma lei que afirma que o clube responsável pelo incidente é passível de punição, fala que o clube que tomar todos os cuidados para impedir qualquer conflito não será punido. O Sport publicou em seu site um apelo pela paz. Nossa diretoria se reuniu com os dirigentes da maior organizada, que está sendo responsabilizada, pedindo paz e disse para eles não entrarem em provocação. Nosso presidente fez apelos em todos os veículos de comunicação. Além disso, nós entramos em contato com a Federação Pernambucana de Futebol, que solicitou cuidados aos dirigentes da Paraíba e recebemos a confirmação de que o local poderia receber o jogo. Então, não tínhamos mais o que fazer. Afinal, o mando de campo não era nosso.

Relembre o caso

Na estreia da Copa do Nordeste, no último domingo, os torcedores de Botafogo-PB e Sport precisaram ocupar o mesmo setor no Almeidão porque o estádio passa por reformas e teve sua capacidade reduzida para 8.600 mil pessoas. Aos 12 minutos do segundo tempo, logo depois do gol de empate do time pernambucano e da expulsão do atacante Frontini, da equipe paraibana, começou o tumulto na torcida do Sport. A situação ficou ainda mais tensa quando a Polícia Militar fez uso de spray de pimenta para conter os ânimos.

Na última segunda-feira, o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, reconheceu que errou ao não solicitar que a partida ocorre em outro estádio. Ele salientou que a comitiva rubro-negra foi bem recebida pela diretoria do Botafogo-PB, mas salientou que o estádio não tinha mesmo condições de receber uma partida de futebol.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //