Futebol

Pressionado no Flu, Luxa deve ter seu futuro definido nesta terça-feira

Futuro


29/10/2013

{arquivo}A derrota por 3 a 2 para o Vitória, com um jogador a mais durante quase todo o jogo, em pleno Maracanã, pode ter sido o ponto final da passagem do técnico Vanderlei Luxemburgo pelas Laranjeiras. A série de sete jogos sem vencer e a proximidade cada vez maior da zona do rebaixamento levaram a diretoria tricolor a se reunir durante horas na tarde da última segunda-feira. Vários assuntos como o iminente retorno do clube à Timemania, a contratação do argentino Conca e o futuro do treinador foram discutidos. Nesta terça-feira, os dirigentes vão conversar com o presidente da patrocinadora, Celso Barros, para tomar a decisão final. Mas a tendência é que Luxa seja demitido antes mesmo do Fla-Flu de domingo.

Como toda segunda-feira é marcada por uma reunião do conselho diretor da Unimed, Celso passou o dia incomunicável e não participou da conversa da alta cúpula de futebol tricolor. O encontro contou com a participação de nomes como o diretor executivo de futebol do Fluminense, Rodrigo Caetano, e do presidente Peter Siemsen. Rodrigo, inclusive, declarou após a derrota para o Vitória que Vanderlei não seria demitido, mas se disse envergonhado com o resultado.

Insatisfeita com o atual desempenho da equipe e faltando apenas sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, a diretoria tricolor trabalha com quatro nomes. Um deles é o próprio Junior Lopes, auxiliar técnico de Luxemburgo que comandou o time recentemente nas derrotas para Internacional e Vasco devido a uma suspensão do treinador. Os outros candidatos ao posto são mantidos em sigilo.

Contratado para substituir o técnico Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo estreou no dia 31 de agosto na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Maracanã, pela 10ª rodada do Brasileirão. Sob o comando do treinador, o Fluminense viveu sua melhor fase na competição em setembro. Foram oito jogos sem perder, com quatro vitórias e quatro empates.

O último triunfo, no entanto, foi no dia 28 de setembro, sobre o Goiás. Desde então, o Tricolor já acumula sete partidas de jejum (quatro derrotas e três empates), sequência essa que deve culminar na demissão de Luxa. Atualmente, o clube das Laranjeiras ocupa a 16ª posição com 36 pontos, só três a mais do que a Ponte Preta, primeira equipe na zona do rebaixamento.

No total, o desempenho do Fluminense sob o comando de Vanderlei Luxemburgo em 2013 é irregular. Em 24 jogos até agora, a equipe sofreu com lesões, suspensões e muitas mudanças na escalação titular de um jogo para o outro. Foram sete vitórias, nove empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 41,7% dos pontos disputados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //