menu

Paraíba

12/04/2013


Presidente do TJ visita Fóruns do Sertão

descentralizando

Diretores e servidores de Fóruns do Sertão elogiam presença da presidente do TJPB nas comarcas da região
A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, visitou nesta quinta-feira (11) as unidades judiciárias de Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, São Mamede e Patos. Na oportunidade, a magistrada conheceu as instalações dos fóruns e o funcionamento das atividades forense das comarcas, de 1ª e 2ª entrâncias do Estado. Esta é a primeira viagem da desembargadora Fátima Bezerra as unidades do interior do Estado, desde sua posse em 1º de fevereiro.

No Fórum “João Barista Loureiro”, a desembargadora Fátima Bezerra se reuniu com os servidores da Justiça e com a juíza-diretora Isabelle Braga Guimarães, de Juazeirinho, que estava substituindo, na ocasião, a diretora da comarca de Soledade, Bárbara Bortuluzzi Emmerich. A magistrada de 1º Grau parabenizou a iniciativa da desembargadora Fátima Bezerra em conhecer e verificar in loco as dificuldades, deficiências e o que está dando certo em cada unidade.

“Esta inciativa da presidente do Tribunal de Justiça vai gerar muitos benefícios para todas as comarcas. São raros os presidentes que se dispuseram em constatar como estão o funcionamento das unidades. Desta forma, a desembargadora Fátima Bezerra começa a estreitar os laços entre cada unidade jurisdicional com a Presidência do Poder Judiciário. Com base nessas informações, ela proporcionará uma melhor administração na Justiça estadual”, afirmou Isabelle Guimarães.

Em seguida e com o mesmo propósito, a presidente do TJPB conheceu os fóruns de Juazeirinho, “Desembargador Evandro de Souza Neves”; Santa Luzia, “Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega”; e São Mamede, “Doutor Romero Ábdon Queiroza da Nóbrega”.

Para o juiz-diretor Perilo Rodrigues de Lucena (Santa Luzia), a presença da desembargadora-presidente no interior da Paraíba “é uma oportunidade importante para ela verificar as dificuldades das unidades judiciárias e, ao mesmo tempo, pode enquanto presidente do Tribunal de Justiça colocar ideias e atos próximos a realidade de cada comarca”.

Ainda em Santa Luzia, a vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba – Sindojus, Nixoraya Marinho de Lira, parabenizou a visita da desembargadora Fátima Bezerra em conhecer o funcionamento e a estrutura física dos fóruns, bem como em dialogar e debater com os servidores.

A diretora do foro de São Mamede, Paula Frassinetti Nóbrega de Miranda, ressaltou que “encontro com esses são importantes para a desembargadora-presidente conhecer as deficiências das unidades e, ao mesmo tempo, ouvir sugestões e críticas para melhoria da prestação jurisdicional”, observou.

Opinião semelhante foi externada pela diretora de Patos, magistrada Anna Hilário. Ela afirmou que “essa uma administração centrada na humanização”. A magistrada também parabenizou a iniciativa da desembargadora Fátima Bezerra em verificar in loco as comarcas.

Ao fazer um balanço do primeiro dia, a desembargadora Fátima Bezerra avaliou como positiva essa primeira série de visitas as comarcas do interior. “Estou feliz, satisfeito e querendo ajudar a melhorar a eficiência dos serviços das unidades judiciárias, contanto com o apoio dos magistrados e servidores comprometidos, em fazer uma prestação jurisdicional justa, eficiente e célere”, disse a presidente.

A presidente acrescentou que pretende dar continuidade as visitações as outras unidades de 1ª e 2ª entrâncias da Paraíba.

Dando continuidade a programação, na manhã desta sexta-feira (12), a presidente do TJPB também vai conhecer as instalações do Fórum “João Espínola Neto” e o funcionamento das atividades do foro, da comarca de Itaporanga, de 2ª entrância. Encerrando os trabalhos pelas unidades do sertão da Paraíba, a magistrada vai inaugurar o novo Fórum de “Desembargador Luiz Silvio Ramalho”, o Depósito Judicial e as três residencias para os juízes de Piancó.

A presidente Fátima Bezerra estava acompanhada do juiz auxiliar da Presidência, Onaldo Rocha de Queiroga, além dos diretores e gerentes do Poder Judiciário estadual, Otton Marcelo Navarro Cruz (administrativo), Marcela Sitonio (Comunicação), Cel. Américo (Segurança), Cristina Monteiro (Chefe de Gabinete) e Valquíria Uchôa (Apoio Operacional).