Tecnologia

Presidente do CNPQ revela estratégias e fomento à Ciência e Tecnologia, analisa conjuntura e ressalta papel de Prof. Lynaldo Cavalcanti


24/08/2023

Revista NORDESTE

 

 

O professor doutor Ricardo Galvão, presidente nacional do CNPQ, anda focado com sua equipe para apontar caminhos sustentáveis e de impulso à ciência e tecnologia do País. Em entrevista Exclusiva à Revista NORDESTE, ele comentou sobre o histórico do segmento ao longo dos anos, vê aguçamento na disputa tecnológica entre China e EUA mas defende que o Brasil não assuma preferência.

Na entrevista, ele ressaltou o papel das universidades públicas no fomento ao desenvolvimento da ciência e tecnologia nacional afetada anos atrás pela falta de investimento e destacou o papel do professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque por seu pioneirismo e vanguarda.

“O Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque desempenhou um papel excepcional no avanço e consolidação do sistema de ciência e tecnologia do país, pois tinha uma visão pragmática da importância de fazer com que o avanço da ciência brasileira levasse ao avanço da inovação tecnológica do país, disse ele para acrescentar :

“Assim, como Presidente do CNPq, de 1980 a 1985, criou o primeiro parque tecnológico do país com incubadora de empresas. Também foi um paladino da criação de secretarias estaduais de ciência e tecnologia. Nós, cientistas brasileiros, devemos muito a pioneiros como o Professor Lynaldo, concluiu.

NORDESTE – No seu entendimento, qual a representação estratégica da fase pioneira do professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque na história da ciência e tecnologia do Brasil? O que ele, na sua opinião, representa de legado?

O Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerquedesempenhou um papel seminal no avanço e consolidação do sistema de ciência e tecnologia do país. Tinha uma visão pragmática da importância de fazer com que o avanço da ciência brasileira levasse ao avanço da inovação tecnológica do país. Assim, como Presidente do CNPq, de 1980 a 1985, criou o primeiro parque tecnológico do país com incubadora de empresas. Também foi um paladino da criação de secretarias estaduais de ciência e tecnologia. Nós, cientistas brasileiros, devemos muito a pioneiros como o Professor Lynaldo.

* A nova edição da Revista NORDESTE está em processo de impressão física para ser liberada. A versão digital já está pronta.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.