Educação

Presidente Dilma nomeia Edilson Amorin como novo reitor da UFCG

15/02/2013


O professor Edilson Amorim é o novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). Ele foi o mais votado no processo eleitoral realizado em dezembro do ano passado e comandará a instituição educacional pelos próximos quatro anos.

Edilson Amorim vai substituir na reitoria Thompson Mariz, de quem foi vice-reitor. De acordo com a assessoria da UFCG, a solenidade de posse do novo reitor vai acontecer na próxima segunda-feira (18), mas o horário ainda não está definido.

A chapa do novo reitor obteve 66,9% dos votos na eleição ocorrida em 6 de dezembro de 2012, na ocasião foram 7.421 votantes. A outra chapa liderada por Amauri Fragoso conseguiu 33 ,1% dos sufrágios. A lista tríplice encaminhada ao Governo Federal foi completada pelo professor Wellington Mota., que não foi candidato e teve seu nome inserido pelo colegiado pleno do Conselho Superior da UFCG.

Amaury já havia adiantado que se fosse nomeado como reitor não assumiria porque não obteve a maioria dos votos da comunidade universitária, logo não teria um mandato legítimo. Wellington Motta também garantiu que não assumiria, pois nem sequer foi votado.

No período da eleição, Edilson Amorim afirmou que tinha o objetivo de tornar a UFCG maior e garantiu que faria mais investimentos no ensino, pós-graduação, extensão e administração. “Queremos ser excelência, não só no aspecto acadêmico. Ambicionamos atingir a excelência na área administrativa, como suporte ao sucesso acadêmico”, disse.