Paraíba

Presidente da RoboCup Federation elogia Centro de Convenções

RoboCup


18/10/2013

O presidente da RoboCup Federation, o italiano Daniele Nardi, classificou como belo e ousado o projeto de arquitetura do Centro de Convenções de João Pessoa “Poeta Ronaldo Cunha Lima”.

Nardi visitou o Centro na quinta-feira (17) e disse que ele oferece todos os recursos e atendente os padrões internacionais exigidos pela RoboCup.

O evento é considerado como a maior competição mundial de robótica e inteligência artificial, que será realizada em julho de 2014 no Centro de Convenções.

“É impressionante a arquitetura e o local. Além da infraestrutura necessária à realização do evento, tem excelente atmosfera nessa área verde”, revelou.

Daniele Nardi revelou que pela primeira vez o evento será realizado numa cidade com praias e acredita que as pessoas saberão equilibrar a atenção pelas duas paixões: a robótica e o encanto pelo litoral.

Intercâmbio de povos – O presidente da RoboCup explica que o evento reúne pessoas de dezenas de países e culturas deferentes. “A RoboCup, com suas várias plataformas, inclusive com o futebol de robôs, tem conseguido reunir todas essas comunidades numa grande festa”.

Segurança – Na visita que fez às obras do Centro de Convenções, Daniele Nardi e a equipe receberam da Polícia Militar o plano de segurança elaborado para garantir a tranquilidade dos 4 mil participantes e cerca de 60 mil visitantes previstos na RoboCup 2014, que será realizada de 19 a 25 de julho.

A questão da segurança, a logística de transportes, hotelaria, comunicação e outros temas foram tratados com o governador Ricardo Coutinho, em reunião na Granja Santana, antes da visita ao Centro de Convenções.

O plano de segurança da RoboCup foi entregue aos organizadores do evento pelo capitão PM Onierbeth Elias de Oliveira, comandante da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur). “Tenho absoluta convicção de que todas as garantias foram dadas e que o evento vai ocorrer da melhor forma possível”, avaliou Daniele Nardi.

O capitão Onierbeth ressaltou que o governador Ricardo Coutinho determinou providências para a total segurança do evento internacional. “Todas as unidades de segurança da região metropolitana estarão envolvidas neste plano, a exemplo da Rotam, Ceatur, Batalhão Ambiental, Batalhão de Trânsito, 5º BPM, além do Corpo de Bombeiros”, destacou o oficial.

Internet – O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Cláudio Furtado, acompanhou a visita da comitiva ao Centro de Convenções, e destacou que a rede de fibra ótica em implantação pelo Governo do Estado na região metropolitana está praticamente concluída, já passando em frente ao Centro de Convenções.

Equipamentos importados adquiridos pelo Governo do Estado estão para chegar e a partir daí a rede passará a operar, mas testes já foram feitos com sucesso e alguns órgãos do Estado já utilizam a fibra ótica. No Salão de Eventos, o primeiro ambiente a ser inaugurado, no ano passado, no Centro de Convenções, os expositores já dispõem da fibra ótica.

Até final da implantação dessa rede na Capital os investimentos atingirão R$ 5,5 milhões. “Quando terminarmos a Rede Paraibana de Alto Desempenho, com 2.250 quilômetros de fibras, os recursos aplicados em cabeamento ótico terão chegado a R$ 30 milhões”, destaca Cláudio Furtado.

Na visita ao Centro de Convenções o presidente da RoboCup Federation, Daniele Nardi, esteve acompanhado pelos coordenadores gerais do evento, Esther Colombini e Alexandre Simões, além do gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena e engenheiros da Via Engenharia, empresa que constrói a obra.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.