Política

Presidente da FAMUP toma posse defendendo um novo Pacto Federativo e plano para Previdência

George Coelho, prefeito da cidade de Sobrado, toma posse no cargo nesta segunda-feira, às 17 horas


07/01/2019



Por Walter Santos / Portal WSCOM

 

EXCLUSIVO – O presidente eleito da Federação dos Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, prefeito da cidade de Sobrado, toma posse no cargo nesta segunda-feira (7), às 17 horas, na ASPLAN, defendendo o novo Pacto Federativo e encontro de contas entre União e Municípios para resolver a Previdência.

 

Em entrevista ao Portal WSCOM, ele explica o que está colocando como prioridades. Confira na íntegra:

 

Portal WSCOM – O que significa presidir a FAMUP a partir de hoje diante da conjuntura estadual e nacional?
GEORGE – Para mim significa uma honra presidir a FAMUP porque estou prefeito e espero fazer o melhor pelos municípios para que a federação seja realmente a casa dos prefeitos nas suas reivindicações visando melhorar suas gestões. Na atualidade, e há tempo, as prefeituras  enfrentam muita dificuldades por conta de poucos recursos.

 

Portal WSCOM – Quais são as prioridades das Prefeituras paraibanas na atualidade?
GEORGE – As principais prioridades das prefeituras passam por lutar pelo novo Pacto Federativo que será uma solução definitiva, uma vez que assim os municípios vão ter recursos pra poder custear melhor a gestão. Há também a questão ambiental no tocante aos aterros sanitários, que vamos enfrentar e tentar colocar em prática em um ano. Para isso, vamos formar Grupo de Trabalho junto ao Ministério Público para alcançar o objetivo de implantar os aterros sem ter a nescidade de ações judiciais  prejudicando os gestores. Deve-se em conta que não temos financiamento para esses projetos e dessa forma temos que colocar recursos próprios já tão escassos.

 

Portal WSCOM – Como resolver o déficit financeiro para resolver de vez a Previdência?
GEORGE – Na minha opinião, só resolve a Previdência com um encontro de conta entre a União e os Municípios pois a União deve a 99% dos municípios aí já teremos um alívio grande. Muitos municípios têm a receber e hoje estão pagando uma dívida que muita das vezes nem existe.

 

Portal WSCOM – Quais os principais gargalos / problemas comuns a todas prefeituras?
GEORGE – O principal é a falta de recursos, mas também outros, como a falta de reajustes dos programas federais que os gestores têm que bancar uma parte tirando dos recursos próprios já pouco demais e isso prejudica a gestão dos prefeitos. Temos que rever essa questão com o governo federal.

 

Portal WSCOM – Há muitas prefeituras encralacadas por débitos deixados por antecessores e isso implica em travar os repasses de recursos ?
GEORGE – Sim, temos muitas prefeituras com problemas deixados por gestões anteriores e isso complica a vida de gestores. Felizmente, muitos já conseguiram colocar a casa em dia com muita dificuldade.

 

Portal WSCOM – O que vai mudar na interlocucação da FAMUP com os prefeitos?
GEORGE – O que vai mudar é que a partir de hoje a FAMUP vai provocar os prefeitos para pautas municipalistas em favor dos municípios e não os prefeitos provocar a FAMUP, e, como sempre digo, transformar a FAMUP na casa dos prefeitos como deve ser. Vamos unificar todos os municípios em prol de uma federação forte com os 223 municípios. E esta nossa meta.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //