Política

Presidente da ALPB convoca a classe política para lutar contra extinção dos pequenos municípios; “é um atrevimento do Governo Bolsonaro”, diz

68 entre os 223 municípios da Paraíba serão penalizados, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional.


06/11/2019

Deputado Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba.



Por Ângelo Medeiros

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB), teceu duras críticas à medida inserida no pacote econômico de reformas, entregue ao Senado pelo governo Bolsonaro, que sugere que municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total sejam extintos, e incorporados pelo município vizinho de maior porte.

Adriano Galdino afirmou que ficou chocado com o “atrevimento do Governo Bolsonaro”. Natural de Pocinhos, cidade com 18.087 habitantes, segundo o IBGE, que não seria atingido pela medida, ele saiu em defesa dos 68 entre os 223 municípios da Paraíba que serão penalizados, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional. No país todo, essa regra impactaria hoje 1.254 pequenas cidades, o que corresponde a quase um quarto do total de cidades brasileiras.

“Eu considero isso um atrevimento do Governo Bolsonaro. Ter o atrevimento de propor uma situação dessas. Ele não mora em município pequeno, não sabe como funciona essa lógica de se morar próximo ao prefeito. Eu sou de origem de cidade pequena, sei o quanto é importante uma prefeitura, sei quanto é importante ter uma educação e saúde de qualidade, e isso depende do município e da luta das pessoas que moram nas pequenas cidades e diminuir municípios só vai trazer o retrocesso. Nós precisamos nos unir para lutar contra essa medida em favor do povo da Paraíba”, disse.

As máquinas públicas das pequenas cidades englobam basicamente a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. O governo federal argumenta que toda essa estrutura administrativa drena recursos públicos e que não se justifica tendo em vista a incapacidade do próprio município de se financiar.  



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //