Paraíba

Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato prorroga inscrições até 31 de dezembro

Artesanato


16/12/2015



Termina no dia 31 de dezembro as inscrições para o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, que reconhece o trabalho de artesãos que transformam sua arte e seu ofício em bons negócios. Os interessados podem se inscrever pelo site www.top100.sebrae.com.br. A premiação vai reconhecer as 100 melhores unidades de produção artesanal, não somente pela qualidade dos seus produtos, mas também por suas práticas de gestão.

Esta é a quarta edição do Sebrae Top 100 de Artesanato. Nas três últimas edições da premiação, a Paraíba teve 25 trabalhos selecionados. Em 2011, na última edição, o labirinto, a renda renascença, o algodão colorido e o bordado cheio foram reconhecidos pelo Prêmio. “Esta premiação é mais uma oportunidade de reconhecimento do nosso artesanato. É importante que os artesãos paraibanos participem e exponham ainda mais o seu potencial”, disse a analista técnica do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte.

Para participar, é preciso ser formalizado e ter um CNPJ, que pode ser próprio ou coletivo. Os candidatos devem enviar fotos de três produtos confeccionados na unidade de produção, uma foto das embalagens utilizadas e duas fotos do local da produção, totalizando seis fotos. Também devem preencher o questionário disponível no endereço eletrônico. Os inscritos com as melhores pontuações passam para a fase seguinte e receberão a visita de consultores.

As cem unidades artesanais vencedoras terão o direito de uso do selo "Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 4a edição" por três anos e divulgação de três produtos nos sites do Sebrae Nacional e de sua região, no CD promocional e no catálogo. Os vencedores ainda participam da Feira “Mãos de Minas” e da Fenearte (PE), além de rodadas de negócios.

As melhores unidades produtoras serão escolhidas com base em 11 critérios: práticas de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão.

Histórico – O Top 100 de Artesanato foi criado em 2006, a partir da necessidade de apontar novas abordagens de estímulo à produção artesanal brasileira. Nesta sua primeira edição, o prêmio recebeu 585 inscrições. A segunda edição, em 2009, contou com 1.000 inscritos e, na última, em 2011, foram 1.826 inscritos, sendo 90 da Paraíba.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //