Paraíba

Prefeitura lança ferramenta que permite acompanhar evolução urbana da Capital

O Atlas Filipeia foi desenvolvido para possibilitar o acesso, em um só lugar, de informações e mapas que contam a evolução urbana da Capital paraibana desde 1647 até os dias atuais.


15/07/2021

(Foto: Divulgação/Secom-JP)

Portal WSCOM



A Prefeitura de João Pessoa lançou nesta quinta-feira (15) o Atlas Municipal Filipeia, durante evento no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A ferramenta foi desenvolvida para possibilitar o acesso, em um só lugar, de informações e mapas que contam a evolução urbana da Capital paraibana desde 1647 até os dias atuais. Além disso, também é possível baixar gratuitamente arquivos de dados geográficos, mapas dinâmicos e imagens úteis em tarefas escolares, estudos acadêmicos e trabalhos profissionais.

O prefeito Cícero Lucena destacou, na ocasião, a importância do Atlas tanto pelo compartilhamento massivo das informações, quanto pela transparência e facilidade de acesso do público aos dados e mapas disponibilizados.

“Essa é uma ferramenta que põe o município na palma da nossa mão. E nos permite ver pelo celular, tablet ou computador o que a cidade nos oferece e quais cuidados ela exige de nós, enquanto agentes políticos e cidadãos. Vamos utilizar o Atlas Filipeia para tornar nossa cidade mais justa e mais humana”, observou o prefeito Cícero Lucena.

 


O vice-prefeito Leo Bezerra afirmou que o lançamento de uma ferramenta inovadora como Atlas Filipeia só foi possível pela visão da gestão e do prefeito Cícero Lucena. “É uma felicidade poder fazer parte dessa gestão que está mudando a cidade de João Pessoa”, afirmou.

O secretário de Planejamento, José William, frisou por sua vez que o foco da gestão do prefeito Cícero Lucena no desenvolvimento sustentável do município levou a Seplan a disponibilizar a ferramenta para entidades e conselhos profissionais, empresas, universidades e o público em geral.

“Filipeia é um projeto desenvolvido pela Seplan,  objetivando facilitar e ampliar a interação da Base Cartográfica Municipal com os segmentos profissionais e produtivos que trabalham com planejamento e desenvolvimento urbano. E, também, para as demais secretarias e órgãos da Prefeitura e para qualquer cidadão que se interesse pelo tema”, completou.

 

Acessível- Compatível com os sistemas operacionais Windows e IOS, Filipeia é navegável por computador, tablet ou celular por meio do endereço https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/. Ele fornece informações e imagens de interesse profissional, acadêmico e de gestão úteis para gestores públicos, conselhos profissionais, empresas, entidades civis, universidades, engenheiros, arquitetos e urbanistas, geógrafos, cartógrafos, advogados, professores, estudantes; e aos cidadãos, de forma geral.

Um inventário de pavimentação, vinculado a um Sistema de Informação Geográfica (SigWeb), dentro da Filipeia, permite que o cidadão saiba cada rua da cidade com pavimento em asfalto, em paralelepípedo, ou a que não foi ainda calçada. Informações cadastrais, até então, exclusivas do poder público. Além disso, de agora em diante, toda obra de pavimentação iniciada pela Prefeitura será identificada pela ferramenta como “em andamento” – quando os serviços estiverem em execução -, e “concluída” – ao final da execução.

Serviços online – Além de fornecer um resumo da origem, da extensão e da população de cada bairro, com toda estrutura que possui, o Atlas Filipeia possibilita ainda que o cidadão acesse pela internet documentos e serviços públicos. O que antes só se obtinha presencialmente, como impressão de overlay, por exemplo, poderá ser feito sem burocracia e perda de tempo.

“Houve todo um trabalho de sistematização de dados e mapas longamente concentrados no poder público e que agora, de fato, são do domínio da cidade e de todos os seus moradores”, observou a diretora de Geoprocessamento e Cadastro da Seplan, Jordana Coimbra.

 

Estiveram presentes no evento o presidente em exercício da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Thiago Lucena; e os vereadores Marcos Bandeira, Damásio Franca, Júnior Leandro, Bispo Zé Luiz, Bosquinho, Bruno Farias, Emano Santos, Zezinho do Botafogo e Coronel Sobreira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.