Paraíba

Prefeitura inaugura USF no Geisel

saúde


23/08/2013

A próxima semana começa com a entrega de mais uma Unidade Integrada de Saúde da Família (USF) Estação Saúde em João Pessoa. O equipamento, localizado no bairro do Geisel, contou com investimentos da ordem de R$ 873 mil, conseguidos por meio de convênio com o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde. A solenidade acontece a partir das 9h, com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. O novo prédio se localiza na Rua Eduardo Costa, nas proximidades da Praça Orlando Geisel.

O prefeito destacou o investimento que tem sido feito para ampliar e qualificar as unidades de saúde disponíveis para a população. "O nosso governo tem trabalhado muito para garantir um serviço de saúde eficiente e compatível com a necessidade do povo de João Pessoa. Com a entrega de mais uma USF, vamos garantir as condições ideais de trabalho para os profissionais da saúde e também oferecer um ambiente confortável e totalmente preparado para receber a população", declarou.

No local, atenderão três equipes de Saúde da Família (ESFs). Serão, ao todo, 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e outros. “O novo prédio dará mais conforto aos usuários da USF e também à equipe que trabalha no local. Estamos trabalhando focados na melhoria da saúde da nossa cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

A USF Estação Saúde irá contemplar as equipes de Saúde da Família do Geisel I, II e IV. “As unidades necessitavam de um local para atendimento adequado e a construção da integrada veio solucionar este problema”, destacou Lucineide Braga, gerente de Atenção Básica da SMS.

A iniciativa irá beneficiar cerca de 10 mil pessoas. Na USF Geisel I, são 1.011 famílias cadastradas, com uma cobertura de 3.912 pessoas. Já na USF Geisel II são 935 famílias cadastradas, com cobertura de 3.136 pessoas, enquanto que na USF Geisel IV são 888 famílias cadastradas, com cobertura de 3.144 pessoas.

Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada (o usuário é recebido por um funcionário treinado para atender as suas necessidades); atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários (a unidade atende integralmente a população quando esta a procura, e não apenas como retorno de consultas, priorizando grupos com maior necessidade de atendimento, como gestantes, idosos e deficientes); atividades de educação em saúde (a população recebe orientações sobre prevenção de doenças e atividades que contribuem para uma vida saudável); e ações planejadas na unidade e no território (a equipe planeja atividades como Feiras de Saúde e ações preventivas contra doenças e práticas lesivas à saúde, como combate ao tabagismo e aferição de pressão para combate à hipertensão).
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.